O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) que o estado foi atingido por três tornados durante as fortes tempestades da última sexta-feira (7). Além do fenômeno já registrado em Rio Bonito do Iguaçu, outros dois foram identificados nas cidades de Turvo e Guarapuava, no Centro-Sul paranaense.
A passagem do ciclone provocou devastação em várias regiões, deixando seis mortos e mais de 700 pessoas feridas, segundo dados da Defesa Civil. O cenário de destruição inclui casas destelhadas, plantações devastadas e redes elétricas danificadas, afetando milhares de moradores.
Condições extremas favoreceram tornados
De acordo com o Simepar, o ambiente atmosférico na sexta-feira era extremamente favorável à formação de tempestades severas. A combinação de calor intenso, alta umidade e ventos em diferentes direções e altitudes criou as condições ideais para a ocorrência de supercélulas — sistemas de tempestade capazes de gerar tornados de grande intensidade.
As análises meteorológicas foram feitas a partir de imagens de radar, vídeos enviados por moradores, registros de sobrevoos e vistorias em solo. “A grande entrada de calor e umidade, além da intensificação e mudança na direção dos ventos com a altura, criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados no estado”, informou o Simepar em nota.
Supercélula de categoria F3 devastou Rio Bonito do Iguaçu
Por volta das 18h de sexta-feira, uma supercélula com rotação intensa — conhecida como mesociclone — atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu. O tornado foi classificado como categoria F3 na Escala Fujita, com ventos entre 300 km/h e 330 km/h, capazes de destruir edificações de alvenaria e arrancar árvores pela raiz.
O fenômeno causou danos significativos na área urbana, derrubando postes, arrancando telhados e destruindo casas. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil continuam atuando no atendimento às vítimas e na remoção de escombros.
Tornados também atingiram Guarapuava e Turvo
Na sequência do evento principal, duas outras tempestades severas formaram tornados de categoria F2 em Guarapuava e Turvo. Em Guarapuava, o fenômeno se concentrou na região do distrito de Entre Rios, com ventos próximos de 250 km/h. Já em Turvo, ao sul da zona central, as rajadas chegaram a cerca de 200 km/h, também caracterizando um tornado F2.
Os levantamentos foram realizados a partir das imagens do radar meteorológico de Cascavel e de um sobrevoo técnico conduzido por meteorologistas do Simepar e engenheiros do Corpo de Bombeiros. As equipes continuam analisando outros pontos onde há suspeita de novos tornados.
Monitoramento e prevenção
O Simepar segue em alerta para possíveis ocorrências relacionadas à instabilidade atmosférica que ainda afeta parte do Sul do Brasil. O órgão também orienta a população a acompanhar os boletins meteorológicos e evitar deslocamentos durante tempestades.
O governo estadual anunciou que enviará equipes de apoio técnico e humanitário às regiões mais atingidas, além de avaliar a decretação de estado de emergência em municípios gravemente afetados.






Deixe um comentário