O Seminário de Turismo RJ começou na manhã desta quarta-feira (2), no Hotel Nacional, em São Conrado. O evento reúne representantes do poder público, empresários e especialistas para discutir o presente e o futuro do setor no estado.
Promovido pelo Agenda do Poder em parceria com o Correio da Manhã, com apoio institucional do Governo do Estado, da TurisRio e da Secretaria de Turismo, o encontro é dividido em três painéis temáticos e deve abordar desde o impacto econômico do Carnaval até as projeções para o turismo fluminense nos próximos anos.
“Turismo e Rio de Janeiro são irmãos siameses. É fundamental para economia. Não se pode admitir uma cidade com as características naturais que tem o Rio de Janeiro, sem lembrar que o turismo é fundamental”, diz Ricardo Bruno, diretor executivo do Agenda do Poder.
A abertura destacou o momento de crescimento vivido pelo setor. Dados apresentados no material do evento indicam que o Rio recebeu 9,1 milhões de turistas ao longo de 2026, com impacto econômico estimado em R$ 12 bilhões. Durante a alta temporada, a taxa média de ocupação hoteleira chegou a 92%, segundo os organizadores.
“A recuperação do Galeão fez com que o Rio já tenha, nos últimos meses, um acréscimo muito grande de turistas internacionais. No último ano, nós tivemos quase 2,2 milhões de turistas no Rio. E a expectativa de 2026 é de que tenha 2,6 milhões”, projeta.
O primeiro painel é dedicado ao Carnaval, considerado um dos principais motores do turismo estadual. O debate reúne representantes do setor de eventos e da promoção turística para discutir o impacto econômico da festa e as perspectivas de expansão da marca Carnaval como ativo estratégico do estado.
Na sequência, o segundo painel volta-se ao turismo regional, com foco na interiorização e no fortalecimento de destinos fora da capital. A proposta é discutir estratégias para ampliar investimentos, melhorar a infraestrutura e reduzir a sazonalidade.
Encerrando a programação, o terceiro painel fará um balanço da última alta temporada de verão e debaterá as projeções para 2027, incluindo desafios como segurança pública, mobilidade urbana, qualificação profissional e ampliação da conectividade aérea.
A expectativa dos organizadores é que o seminário contribua para consolidar o turismo como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico do estado nos próximos anos.
“Durante muitos anos, o Rio de Janeiro perdeu protagonismo no turismo por conta da violência. Mas hoje, essa questão foi contornada e temos uma recuperação clara. Isso também se deve ao trabalho feito pela Secretaria Estadual de Turismo, com participações em feiras do Brasil e do mundo todo. O ex-secretário Gustavo Tutuca promoveu o turismo no Rio de Janeiro por todo mundo, participou de mais de 16 feiras internacionais mostrando, não só a beleza da capital, mas também do interior”, finaliza.







Deixe um comentário