O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, tiveram nesta quarta-feira (7) a primeira conversa telefônica desde a escalada nas tensões bilaterais. Segundo Trump, o diálogo tratou da questão das drogas e das divergências que os dois líderes vinham acumulando, e ele afirmou que espera encontrar Petro brevemente na Casa Branca. Trump divulgou em redes sociais que a reunião está sendo discutidos pelos assessores.
A ligação acontece depois de uma série de declarações duras entre ambos. No último domingo (4), Trump sugeriu que uma nova operação militar contra a Colômbia “soava bem”, numa crítica às políticas de Petro. Na sequência, o presidente colombiano rebateu as acusações de envolvimento com o tráfico de drogas, classificando as declarações de Trump como resultado de uma condição “senil”.
Petro chegou a afirmar que os EUA rotulam líderes como narco-terroristas quando eles não atendem a interesses econômicos norte-americanos, como a exportação de carvão e petróleo. Ele também criticou uma operação americana que capturou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e acusou os EUA de matar civis em ataques a embarcações que, segundo Washington, transportavam drogas.
Antes da ligação, Petro havia dito que avaliaria a fala do presidente americano sobre uma possível “ameaça ilegítima” antes de responder, após Trump ter chamado o governo colombiano de “um homem doente” e feito duras acusações contra o líder de esquerda. Em outubro de 2025, o governo Trump chegou a aplicar sanções contra Petro, aprofundando a crise entre os dois países.
Protesto na Praça Simon Bolívar
Gustavo Petro havia convocado apoiadores para um ato para hoje à noite (7), na Praça Simon Bolívar, no centro de Bogotá. O ato era contra o ataque dos Estados Unidos à Venezuela. Com a praça cheia, o presidente da Colômbia demorou a aparecer. E, quando subiu ao palco, começou a contar que o motivo do atraso foi a ligação telefônica do presidente americano. Enquanto falava com a plateia, Petro foi avisado que Trump publicava nas redes sociais detalhes do encontro, mencionando, inclusive um possível encontro futuramente.





Deixe um comentário