comScore img tag

Trump e Petro fazem primeira ligação após crise e acertam encontro

Pelas redes sociais, presidente americano divulga que uma reunião na Casa Branca está sendo discutida por assessores dos dois países

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, tiveram nesta quarta-feira (7) a primeira conversa telefônica desde a escalada nas tensões bilaterais. Segundo Trump, o diálogo tratou da questão das drogas e das divergências que os dois líderes vinham acumulando, e ele afirmou que espera encontrar Petro brevemente na Casa Branca. Trump divulgou em redes sociais que a reunião está sendo discutidos pelos assessores.

A ligação acontece depois de uma série de declarações duras entre ambos. No último domingo (4), Trump sugeriu que uma nova operação militar contra a Colômbia “soava bem”, numa crítica às políticas de Petro. Na sequência, o presidente colombiano rebateu as acusações de envolvimento com o tráfico de drogas, classificando as declarações de Trump como resultado de uma condição “senil”.

Petro chegou a afirmar que os EUA rotulam líderes como narco-terroristas quando eles não atendem a interesses econômicos norte-americanos, como a exportação de carvão e petróleo. Ele também criticou uma operação americana que capturou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e acusou os EUA de matar civis em ataques a embarcações que, segundo Washington, transportavam drogas.

Antes da ligação, Petro havia dito que avaliaria a fala do presidente americano sobre uma possível “ameaça ilegítima” antes de responder, após Trump ter chamado o governo colombiano de “um homem doente” e feito duras acusações contra o líder de esquerda. Em outubro de 2025, o governo Trump chegou a aplicar sanções contra Petro, aprofundando a crise entre os dois países.

Protesto na Praça Simon Bolívar

Gustavo Petro havia convocado apoiadores para um ato para hoje à noite (7), na Praça Simon Bolívar, no centro de Bogotá. O ato era contra o ataque dos Estados Unidos à Venezuela. Com a praça cheia, o presidente da Colômbia demorou a aparecer. E, quando subiu ao palco, começou a contar que o motivo do atraso foi a ligação telefônica do presidente americano. Enquanto falava com a plateia, Petro foi avisado que Trump publicava nas redes sociais detalhes do encontro, mencionando, inclusive um possível encontro futuramente.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading