comScore img tag

Tempestade causa alagamentos, queda de árvores e deixa 58 mil sem luz em SP

Chuva forte após dia de calor provocou granizo, vias intransitáveis e resgates; estado segue em alerta para novos temporais

Depois do forte calor registrado nesta terça-feira (13), uma chuva intensa se espalhou pela cidade de São Paulo e pela região metropolitana, causando transtornos em diferentes regiões. Em mais um dia de temporais, a capital paulista registrou quedas de árvores, alagamentos e falta de energia elétrica, segundo dados do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da concessionária Enel.

Até as 19h, o Corpo de Bombeiros contabilizou sete chamados para quedas de árvores. Por volta das 20h47, cerca de 58 mil imóveis estavam sem energia elétrica na área de concessão da Enel São Paulo, sendo aproximadamente 52 mil apenas na capital. Às 21h32, o número caiu para 49.652 clientes sem luz na Grande São Paulo.

A Defesa Civil estadual emitiu alerta severo de chuva persistente para a zona leste da capital e para Guarulhos por volta das 19h50. Ao longo da noite, todas as regiões da cidade entraram em estado de atenção para alagamentos, situação que durou até 21h40.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ao menos 24 vias chegaram a ficar alagadas, incluindo importantes corredores como as avenidas Paulista, Vital Brazil e Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello. Houve ainda registro de granizo em Santa Cecília, na região central, e relatos de falta de energia na região da Avenida Paulista.

Os Bombeiros foram acionados para resgatar pessoas ilhadas na Avenida Aricanduva, na zona leste. Em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, uma árvore caiu sobre um carro com duas pessoas na Avenida Uberaba. Apesar do susto, os ocupantes conseguiram sair do veículo sem ferimentos.

Na zona norte da capital, a região da subprefeitura de Jaçanã/Tremembé entrou em alerta para alagamentos após o transbordamento do córrego Paciência, na altura das avenidas Edu Chaves e Sanatório. Também houve registros de pessoas e veículos ilhados nos bairros de Aricanduva, Tatuapé e Barra Funda, onde moradores relataram rajadas de vento e queda de granizo.

Na Estação Tatuapé, o acúmulo de água na calha do teto provocou infiltração no mezanino da área livre, em razão das fortes chuvas

Alerta de chuvas para esta quarta-feira (14)

Todo o estado de São Paulo segue sob aviso de perigo potencial de tempestades até esta quarta-feira (14), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir da tarde, o alerta sobe para a categoria de perigo — o segundo de três níveis — para a maior parte do território paulista.

A previsão indica chuvas que podem chegar a 100 milímetros por dia, acompanhadas de raios, rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h, além de risco de granizo e queda de árvores. O aviso também abrange cidades do sul e sudoeste de Minas Gerais, Curitiba, a faixa litorânea do Paraná, todo o litoral paulista e o sul do Rio de Janeiro, totalizando 731 municípios.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há risco moderado de enxurradas e transbordamento de córregos em regiões como São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Pouso Alegre (MG), além do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Grande São Paulo. Também há possibilidade moderada de deslizamentos em áreas da capital paulista e de São José dos Campos.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading