STJ manda soltar motorista que atropelou e matou duas jovens em São Caetano

Brendo dos Santos Sampaio responderá em liberdade com tornozeleira eletrônica e medidas cautelares até julgamento em júri popular

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus e mandou soltar Brendo dos Santos Sampaio, de 26 anos, motorista que atropelou e matou duas jovens de 18 anos em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, em abril deste ano.

Preso desde o dia 9 de abril, ele passou a responder ao processo em liberdade, após a Justiça substituir a prisão preventiva por medidas cautelares na última sexta-feira (26).

O estudante de direito usará tornozeleira eletrônica, está proibido de dirigir veículos automotores, não poderá ter contato com familiares das vítimas ou testemunhas do caso e cumprirá recolhimento domiciliar noturno, das 22h às 6h, além de nos dias de folga.

O atropelamento em São Caetano

Na noite de 9 de abril, as amigas Isabela Priel Regis e Isabelli Helena de Lima Costa atravessavam a Avenida Goiás quando foram atingidas por um Honda Civic conduzido em alta velocidade por Brendo. O impacto foi tão violento que arremessou as jovens a mais de 50 metros. Ambas morreram no local.

O veículo ficou completamente destruído após a batida. Brendo foi preso em flagrante no dia seguinte e alegou que havia saído da faculdade momentos antes do acidente. O teste do bafômetro deu negativo.

Velocidade acima do limite

O laudo pericial apontou que o carro estava a 108 km/h, velocidade 85% superior ao limite da via, que é de 60 km/h. As imagens de câmeras de segurança confirmaram a travessia das jovens na faixa de pedestres no momento do atropelamento.

O Ministério Público destacou que o motorista dirigia “por mera diversão” e reforçou a acusação de dolo eventual, quando o condutor assume o risco de matar ao dirigir em condições perigosas.

Defesa e reação das famílias

A defesa de Brendo comemorou a decisão, afirmando que o STJ reconheceu que não havia fundamentos suficientes para a prisão cautelar. Os advogados ressaltaram que o acusado é primário, tem residência fixa e bons antecedentes.

Já os representantes das famílias das vítimas afirmaram que respeitam a decisão, mas não concordam com a substituição da prisão preventiva. Para eles, a medida gera “sensação de impunidade e profundo pesar”.

No último dia 19 de setembro, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que Brendo será submetido a júri popular. A denúncia do Ministério Público sustenta que ele agiu de forma temerária, desrespeitando semáforos e limites de velocidade, além de dirigir manuseando o celular.

O caso segue agora para julgamento pelo Tribunal do Júri, que decidirá a responsabilidade criminal do motorista pelo atropelamento que provocou comoção em São Caetano do Sul.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading