Senador Portinho sobre reunião de CPI com John Textor: “Há elementos técnicos, há conteúdo nas denúncias”

Dono da SAF do Botafogo apresentou relatório em sessão secreta com senadores

O sócio majoritário da SAF do Botafogo, John Textor, foi ouvido, hoje (22), na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas (CPIMJAE) para explicar suas declarações sobre a manipulação de resultados em jogos da série A e que teriam beneficiado o Palmeiras. Textor trouxe informações sobre relatório da empresa “Good Game!” que aponta comportamentos inesperados de atletas baseados em análise de Inteligência artificial, mas foi apresentado em sessão secreta com os senadores.

O Senador Carlos Portinho (PL) avaliou a participação de John Textor na comissão. “Ele é o mensageiro. Há elementos técnicos, há conteúdo nas denúncias, há razões para investigar. Podem não ser provas concretas, mas não tenho a menor dúvidas que são fundamentais para a preservação da integridade. Hoje, com o que traz a inteligência artificial, deve ser dado crédito a todo material produzido. O que me espanta mais são os órgãos que deveriam ser os mais interessados, CBF e STJD, não terem ido a fundo”, afirma.

Portinho citou, além de comportamento de jogadores, problemas também na edição das imagens do VAR. “Além dos indícios fortes, eu destaquei uma materialidade em um deles. Que foi a edição de imagens do VAR. Ou seja, a cabine do VAR, em determinada partida, em um lance capital, determinante para o campeonato, ela ao analisar o lance, editou, manipulando o vídeo, ou seja, suprimindo do vídeo algo fundamental e o que foi levado ao arbitro, foram fragmentos para o arbitro analisar fragmentos do lance e isso foi determinante para uma decisão errada do árbitro de campo”, finaliza o senador.

Presidente da CPI, Jorge Kajuru (PSB/GO), afirmou que vai respeitar o segredo de justiça em, “Tivemos acesso a indícios importantíssimos. Não queremos falar ainda sem provas” disse o senador goiano que ainda fez questão de frisar, “dizer que temos indícios, não significa que não temos provas”.

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading