Semana de Arte do Rio altera trânsito no Centro com bloqueios na Lapa e outras três regiões

A programação segue até 27 de setembro e deve reunir cerca de 500 mil pessoas; veja as regiões e os períodos com interdições

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A Semana de Arte do Rio começou nesta quarta-feira (16) e provocará mudanças no trânsito em diferentes pontos do Centro do Rio de Janeiro. A Prefeitura programou interdições na Lapa, Praça Tiradentes, Praça XV e Santa Teresa para organizar a circulação de veículos durante as atividades.

O evento segue até 27 de setembro e tem previsão de receber cerca de 500 mil pessoas ao longo dos 12 dias. A programação reúne mais de 400 atrações gratuitas, entre exposições, música, teatro, dança, cinema, literatura, arte urbana e tecnologia.

Além das quatro regiões com bloqueios, atividades também serão realizadas na Marina da Glória, Cinelândia, Praça Onze, Praça Mauá e Gamboa.

Lapa terá quatro ruas interditadas

Os Arcos da Lapa receberam a abertura da Semana de Arte do Rio, com apresentação de Diogo Nogueira e da Orquestra Sinfônica Brasileira. A programação também contou com um espetáculo de luzes coordenado pelos artistas AkaCorleone e Ocote.

Durante os próximos dias, o polo terá apresentações teatrais, fanfarras, sessões de cinema e shows. Entre as atrações previstas estão apresentações do grupo Farofa Carioca e um tributo a Ney Matogrosso.

Para permitir a circulação do público e a realização das atividades itinerantes, quatro ruas da Lapa terão trechos interditados. Os bloqueios seguem o esquema definido pela Prefeitura para os dias de programação na região.

Praça Tiradentes recebe exposições e atividades culturais

A Praça Tiradentes também terá alterações no trânsito durante o evento. O espaço, que concentra equipamentos culturais como os teatros Carlos Gomes e João Caetano, receberá parte da programação da Semana de Arte.

O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica abriga a exposição “Parada 7”, dedicada aos desdobramentos de um cortejo pelas ruas do Centro e relacionada à memória dos parangolés tropicalistas.

Para a realização das atividades, haverá bloqueios em trechos próximos à praça. A Prefeitura organizou as interdições de acordo com a programação prevista para o local.

Praça XV terá bloqueios nos dias 19 e 26

A Praça XV receberá diferentes atrações durante a Semana de Arte do Rio, incluindo shows, atividades literárias, apresentações de stand-up comedy e exposições de artes visuais.

No local, as interdições ocorrerão somente em duas datas: 19 e 26 de setembro. Os bloqueios foram programados para os dias em que haverá maior concentração de atividades na região.

A área também terá programação relacionada a diferentes manifestações culturais, com atividades no entorno do Arco do Telles e dos demais espaços que integram o polo.

Santa Teresa terá duas sequências de bloqueios

Santa Teresa também faz parte do circuito da Semana de Arte do Rio. O bairro terá programação de cinema, teatro e música, com atividades distribuídas pelas ruas e espaços culturais da região.

As interdições não ocorrerão durante todos os dias do festival. Segundo o planejamento da Prefeitura, Santa Teresa terá duas sequências de bloqueios para atender aos períodos de maior movimentação.

A programação do bairro integra o conjunto de atividades espalhadas pelo Centro e por outras áreas do Rio de Janeiro até 27 de setembro.

Evento reúne mais de 400 atrações gratuitas

A Semana de Arte do Rio é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e passa a integrar o calendário oficial da cidade. A iniciativa reúne diferentes áreas da produção cultural em vários pontos do município.

Entre os destaques estão o espetáculo “Tarsila do Amaral”, com Cláudia Raia, “Senhora dos Afogados”, do Teatro Oficina, e o Projeto Aquarius, com Emicida e Leci Brandão, na Praça Mauá, sob regência do maestro Carlos Prazeres.

A programação também inclui a Flup, com uma celebração dos 20 anos de “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, além da ArtRio e da CASACOR. O Festival Sotaque Carregado, assinado pelo DJ MAM, terá atividades entre 18 e 27 de setembro no Museu de Arte do Rio e na Praça XV.

A Prefeitura informou que a proposta reúne diferentes iniciativas culturais e busca ampliar a ocupação de espaços da cidade. O prefeito Eduardo Cavaliere afirmou que a programação reúne diferentes modalidades de incentivo e investimento no setor cultural.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo