Sem teto mas sem fome! Praça da Sé ganha Cozinha Solidária do MTST com comida para população de rua

O coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos, inaugura na próxima terça-feira (14), às 11h, uma Cozinha Solidária na Praça da Sé.  A inauguração terá uma aula pública sobre combate à fome e soberania alimentar, e acontecerá na própria unidade, localizada na Rua Venceslau Bras, 141, a 150 metros da praça. “O…

O coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos, inaugura na próxima terça-feira (14), às 11h, uma Cozinha Solidária na Praça da Sé. 

A inauguração terá uma aula pública sobre combate à fome e soberania alimentar, e acontecerá na própria unidade, localizada na Rua Venceslau Bras, 141, a 150 metros da praça.

“O trabalho das Cozinhas Solidárias é fundamental para combater a fome no Brasil, ao mesmo tempo em que prova que a organização popular pode ser uma alternativa para resolver os problemas do povo”, afirma Boulos. “É o movimento social fazendo o que o governo não faz”, diz o líder sem-teto.

O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h. Inicialmente, o espaço servirá 500 refeições gratuitas por dia à população vulnerável da região.

Esta será a 31ª Cozinha Solidária criada pelo MTST desde março de 2021. Juntas, elas já serviram mais de 513 mil refeições gratuitas em todo o Brasil. 

O projeto é financiado por meio de doações, que podem ser feitas pelo site apoia.se/cozinhasolidaria

O número de moradores de rua na capital paulista dobrou entre 2015 e 2021, passando de 15,9 mil para 31,8 mil pessoas. É o que diz o Censo da População de Rua realizado pela Prefeitura de São Paulo e divulgado em janeiro deste ano.

Desta população, 42,8% não têm emprego e outros 33,9% vivem de bicos. A inflação também contribui para o cenário catastrófico: 20,6% dos moradores de rua em São Paulo têm renda de 1 salário mínimo.

“A Praça da Sé é um símbolo triste da maneira como Bolsonaro vem sendo catastrófico para os mais pobres”, diz Boulos. “Não podemos normalizar essa situação e estamos fazendo de tudo para oferecer soluções diante da omissão de todas as esferas de governo”, afirma.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading