A criação de uma política para garantir prioridade no acesso de entregadores de aplicativo aos restaurantes populares do Rio de Janeiro foi anunciada pelo secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira Gomes Junior, durante reunião na Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira (18). O compromisso público foi firmado em resposta às denúncias do relatório ‘Entregas da Fome‘, que escancara a grave insegurança alimentar vivida por esses trabalhadores.
A proposta foi debatida na segunda reunião pública da Comissão Especial de Segurança Alimentar e Nutricional, presidida pela vereadora Maíra do MST (PT). O encontro reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, universidades e organizações da sociedade civil, com foco na precarização das condições de vida dos entregadores — em sua maioria, homens jovens, negros e chefes de família, que dependem exclusivamente da renda obtida com as entregas.
Segundo o relatório, mais de 57% desses trabalhadores atuam sete dias por semana, e 60% ficam ao menos nove horas por dia nas ruas, geralmente em bicicletas sem motor e sem qualquer vínculo formal com as plataformas. A falta de proteção trabalhista contribui para um cenário alarmante: muitos relataram cortes de refeições ou mesmo episódios de fome.
“É uma classe que não está tendo muito acolhimento. Então é muito importante que a Câmara Municipal olhe para esses trabalhadores. Já vamos começar a estruturar essa ação para que eles tenham prioridade nos restaurantes populares do município”, afirmou o secretário Manoel Vieira, destacando a urgência do tema.
A vereadora Maíra do MST confirmou que um ofício já está sendo encaminhado ao Executivo para formalizar a proposta. “O compromisso do secretário é um passo importante, e por isso seguiremos atentos e mobilizados para que a garantia de acesso à alimentação seja concretizada. Esses trabalhadores sustentam a cidade, literalmente alimentam nossa população e definitivamente não podem ser ignorados”, ressaltou.
Participaram da mesa de debate Daniela Sanches Frozi (Instituto Djanira), Taís de Souza Lopes (Instituto de Nutrição Josué de Castro – UFRJ), Julio Mendes (CONSEA-Rio), Carla Cruz (Levante Popular da Juventude), o vereador Rick Azevedo (PSOL), Marcelo Russo (Movimento dos Trabalhadores Sem Direito) e Norton Tavares (Ação da Cidadania).





