Salvino quer fazer 15 audiências sobre ‘PL Airbnb’

Autor do projeto que pode regulamentar as locações via plataformas no Rio quer abrir debate com cada fonte que possa contribuir com o tema

Depois de reunir locadores e representantes do setor hoteleiro no auditório na Câmara na manhã desta segunda-feira (24), o vereador Salvino Oliveira (PSD) tem espalhado pelos corredores do Palácio Pedro Ernesto que fará 15 “audiências” pela comissão especial, criada por ele só para tratar do tema.

Autor do PL Airbnb, que tem o intuito de regulamentar as plataformas de hospedagem na cidade, explicou que ouvirá cada um dos envolvidos, inclusive autoridades da Polícia MIlitar, estes, que por sinal, são cotados para serem os próximos convidados das ‘audiências’ de Salvino.

A ideia de envolver policiais seria preocupação com a falta de controle nas locações, inclusive no que se diz respeito ao ingresso de menores de idade nas unidades, como também para evitar assaltos e demais crimes nessas e outros vizinhos do imóvel.

Salvino já adiantou que ainda há intenção de analisar estrutura e adotar modelos positivos dos aplicativos. Um dos que estão no páreo é o dispositivo de segurança do Airbnb, que poderá virar padrão para as demais.

Ao certo, Salvino pode causado confusão ao dar status de “audiência pública” às reuniões. A primeira, feita ontem, provocou lotação máxima do auditório, que tem capacidade só para 50 pessoas, e um dos motivos seria por Salvino disparar convite onde estavam escritas as palavras “audiência pública” e “reunião” no corpo do texto.

Além da casa cheia, muita gente foi barrada na portaria da Câmara devido ao overbooking, inclusive quem chegou com antecedência. Segundo fontes, o convite do vereador teria chegado até a hotéis de outros lugares do país, já que a questão pode servir de case para o Congresso, via deputada federal Laura Carneiro (PSD).

Geralmente, a Câmara do Rio reserva o plenário para as audiências públicas, ainda mais em temas que dividem opiniões e que demandam conotação mais ampla e gregária com os diferentes lados.

Além de Salvino, outro vereador do mesmo partido, Flávio Valle, tem sido o anfitrião na defesa do assunto e promove, nesta terça-feira (25), a audiência pública sobre a mesma questão, um dia depois de Salvino.

Valle é presidente da Comissão de Turismo e agendou o evento, no plenário, assim que assumiu o posto e teria inspirado o autor do PL a marcar o evento da Comissão Especial na véspera.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading