Os motoristas e demais funcionários das viações Real e Vila Isabel retomaram o trabalho na manhã desta quarta-feira (24), após três dias de paralisação que afetaram o transporte público em diversas regiões do Rio.
Segundo o Sindicato dos Rodoviários, a decisão pelo fim da greve veio depois do compromisso firmado pelas empresas de pagar, na próxima sexta-feira (26), o adiantamento quinzenal dos salários. Também ficou acordado que, na semana seguinte, será definida uma data para o pagamento das férias que estão em atraso desde outubro.
A mobilização começou na segunda-feira (22) e envolveu cerca de 1.300 trabalhadores, que reivindicavam uma série de pendências trabalhistas, como salários e vale-alimentação atrasados, verbas rescisórias não quitadas, falta de depósitos do FGTS e do INSS, ausência de repasse de pensões alimentícias e empréstimos consignados, além da suspensão do plano odontológico e más condições de trabalho.
Apesar do acordo, a Viação Real Auto Ônibus afirmou, em nota, que não há débitos com os funcionários e que salários e benefícios estariam sendo pagos regularmente.
Durante os dias de paralisação, mais de 20 linhas de ônibus que circulam pelas zonas Sul, Norte, Sudoeste e pela região central da cidade tiveram a operação interrompida ou reduzida.
Multa
A Prefeitura do Rio aplicou uma multa de R$ 4,93 milhões ao Consórcio Intersul por descumprimento contratual após a paralisação de funcionários das empresas Real Auto Ônibus e Transportes Vila Isabel.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a reincidência do problema levou o município a abrir um novo processo administrativo para apurar responsabilidades no episódio atual, envolvendo novamente as mesmas operadoras.






Deixe um comentário