Rio de Janeiro terá quatro novos terminais de ônibus em áreas estratégicas das zonas Norte e Oeste. As obras, que começam neste mês de junho, serão executadas pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.
O resultado dos processos licitatórios foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (1º). O investimento previsto para as intervenções é de R$ 3,54 milhões, com foco na melhoria da infraestrutura destinada aos usuários do transporte coletivo.
A iniciativa busca oferecer mais organização, conforto e eficiência para milhares de passageiros que utilizam diariamente os sistemas de ônibus e metrô da capital fluminense.
Intervenções vão fortalecer integração na Zona Norte
Na Zona Norte, os novos terminais serão implantados nos atuais pontos finais localizados próximos às estações de metrô Coelho Neto e Colégio, ambas na Linha 2.
As duas áreas são consideradas importantes centros de integração entre o transporte sobre trilhos e as linhas de ônibus que atendem bairros como Coelho Neto, Acari, Barros Filho, Costa Barros e Irajá.
A região concentra grande densidade populacional e registra intenso fluxo diário de trabalhadores que utilizam conexões entre diferentes modais para se deslocar pela cidade e também pela Região Metropolitana.
A Prefeitura já havia realizado ações de ordenamento urbano no entorno da estação Coelho Neto, identificando a necessidade de melhorias estruturais voltadas ao atendimento dos passageiros que circulam pelo local.
Zona Oeste também receberá novos equipamentos
Na Zona Oeste, os investimentos contemplam a implantação de terminais nas proximidades do cruzamento da Rua Álvaro Alberto com a Rua Felipe Cardoso, em Santa Cruz, e da Rua Campo Grande com a Rua Padre Pauwles, em Campo Grande.
Os dois bairros figuram entre os mais populosos do município e concentram mais de 500 mil moradores. Segundo a administração municipal, o crescimento populacional registrado nos últimos anos não foi acompanhado pela expansão da infraestrutura necessária para atender à demanda de transporte.
As obras fazem parte de uma atuação integrada entre a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos e a Secretaria Municipal de Transportes.
Prefeitura destaca benefícios para usuários do transporte público
De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Diego Vaz, os investimentos atendem regiões que possuem elevada demanda por transporte coletivo e representam uma continuidade das ações voltadas à mobilidade urbana.
O secretário ressaltou que Campo Grande e Santa Cruz concentram uma das maiores populações do país, enquanto Coelho Neto e Colégio desempenham papel fundamental na conexão entre ônibus e metrô para moradores da Zona Norte.
“Quem utiliza transporte público diariamente merece estruturas adequadas e mais confortáveis. Os investimentos reforçam a atenção da gestão municipal às necessidades das regiões Norte e Oeste da cidade”, destacou o secretário.
Já o secretário municipal de Transportes, Jorge Arraes, afirmou que as intervenções vão proporcionar mais conforto aos passageiros e melhorar a organização dos pontos de embarque e integração. Segundo ele, os novos terminais atenderão áreas com intenso fluxo de usuários e carência de estruturas apropriadas para o transporte público.






Deixe um comentário