Quaest: Lula e Flávio Bolsonaro empatam com 41% em cenário de 2º turno

Levantamento mostra petista na liderança no 1º turno (36% x 29%). É a primeira pesquisa após a crise no STF deflagrada com as mensagens de Vorcaro a Moraes

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem empatados com 41% das intenções de voto em um cenário de segundo turno da eleição presidencial, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (7). O levantamento, encomendado pela Globo, apresenta cinco simulações para a disputa.

Esta é a primeira pesquisa realizada após a divulgação das mensagens do ex-banqueiro Daniel Vorcaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o que deflagrou uma crise sem precedentes na Corte.

O resultado do segundo turno é divulgado a menos de um mês do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro. A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 3 e 6 de setembro, tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01720/2026.

Lula lidera primeiro turno, seguido por Flávio Bolsonaro

No cenário estimulado do primeiro turno, Lula aparece na liderança, com 36% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro soma 29%. Os demais candidatos testados ficam abaixo dos dois dígitos.

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 2 de setembro, Lula oscilou de 37% para 36%, dentro da margem de erro, enquanto Flávio Bolsonaro permaneceu com 29%. O escritor Augusto Cury, do Avante, caiu de 10% para 8%.

Quadro: intenções de voto para o 1º turno

CandidatoIntenções de voto
Lula (PT)36%
Flávio Bolsonaro (PL)29%
Augusto Cury (Avante)8%
Renan Santos (Missão)3%
Ronaldo Caiado (PSD)3%
Romeu Zema (Novo)2%
Samara Martins (UP)1%
Edmilson Costa (PCB)0%
Rui Costa Pimenta (PCO)0%
Wilson Grassi (Democrata)0%
Clariana Barão (DC)0%
Hertz Dias (PSTU)0%
Em branco, nulo ou nenhum8%

Caiado e Zema avançam

Entre os candidatos que aparecem fora da disputa principal, Ronaldo Caiado registrou crescimento de dois pontos percentuais, passando de 1% para 3%. Romeu Zema também subiu de 1% para 2%.

Renan Santos manteve os mesmos 3% registrados na pesquisa anterior. Augusto Cury, por sua vez, teve queda de dois pontos percentuais, enquanto os demais nomes apresentaram índices estáveis ou próximos de zero.

A Quaest informou que o levantamento divulgado nesta segunda-feira também testou outros cenários de segundo turno envolvendo Lula, Augusto Cury, Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Renan Santos e Romeu Zema. No confronto entre Lula e Flávio Bolsonaro, os dois aparecem tecnicamente empatados, com 41% cada.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo