O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem empatados com 41% das intenções de voto em um cenário de segundo turno da eleição presidencial, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (7). O levantamento, encomendado pela Globo, apresenta cinco simulações para a disputa.
Esta é a primeira pesquisa realizada após a divulgação das mensagens do ex-banqueiro Daniel Vorcaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o que deflagrou uma crise sem precedentes na Corte.

O resultado do segundo turno é divulgado a menos de um mês do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro. A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 3 e 6 de setembro, tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01720/2026.
Lula lidera primeiro turno, seguido por Flávio Bolsonaro
No cenário estimulado do primeiro turno, Lula aparece na liderança, com 36% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro soma 29%. Os demais candidatos testados ficam abaixo dos dois dígitos.
Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 2 de setembro, Lula oscilou de 37% para 36%, dentro da margem de erro, enquanto Flávio Bolsonaro permaneceu com 29%. O escritor Augusto Cury, do Avante, caiu de 10% para 8%.
Quadro: intenções de voto para o 1º turno
| Candidato | Intenções de voto |
|---|---|
| Lula (PT) | 36% |
| Flávio Bolsonaro (PL) | 29% |
| Augusto Cury (Avante) | 8% |
| Renan Santos (Missão) | 3% |
| Ronaldo Caiado (PSD) | 3% |
| Romeu Zema (Novo) | 2% |
| Samara Martins (UP) | 1% |
| Edmilson Costa (PCB) | 0% |
| Rui Costa Pimenta (PCO) | 0% |
| Wilson Grassi (Democrata) | 0% |
| Clariana Barão (DC) | 0% |
| Hertz Dias (PSTU) | 0% |
| Em branco, nulo ou nenhum | 8% |
Caiado e Zema avançam
Entre os candidatos que aparecem fora da disputa principal, Ronaldo Caiado registrou crescimento de dois pontos percentuais, passando de 1% para 3%. Romeu Zema também subiu de 1% para 2%.
Renan Santos manteve os mesmos 3% registrados na pesquisa anterior. Augusto Cury, por sua vez, teve queda de dois pontos percentuais, enquanto os demais nomes apresentaram índices estáveis ou próximos de zero.
A Quaest informou que o levantamento divulgado nesta segunda-feira também testou outros cenários de segundo turno envolvendo Lula, Augusto Cury, Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Renan Santos e Romeu Zema. No confronto entre Lula e Flávio Bolsonaro, os dois aparecem tecnicamente empatados, com 41% cada.






Deixe um comentário