Petistas pressionam Lula para que Haddad assuma a Fazenda já de olho nas eleições de 2026

Integrantes da cúpula do PT tentam convencer o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, pela indicação de Fernando Haddad para o Ministério da Fazenda, posto chave da administração federal e cujo nome segue indefinido. As informações são do Globo online. O cálculo feito por deputados e senadores do partido é de que, nesse cargo,…

Integrantes da cúpula do PT tentam convencer o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, pela indicação de Fernando Haddad para o Ministério da Fazenda, posto chave da administração federal e cujo nome segue indefinido.

As informações são do Globo online.

O cálculo feito por deputados e senadores do partido é de que, nesse cargo, Haddad pode construir um caminho para a disputa presidencial de 2026, quando Lula já disse que não vai concorrer.

A indicação para o Ministério da Fazenda é uma das principais dúvidas sobre o governo Lula e a escolha que for feita será fundamental para a relação com o mercado e para medidas do próprio Executivo. Até agora, o presidente não deu sinal sobre quem escolherá para o cargo.

Lula indicou diversas vezes, durante a campanha presidencial, que preferia um ministro com perfil político, capaz de negociar propostas com o Congresso Nacional. Haddad perde pontos, nesse caso, por ter pouca interlocução com o Congresso.

Nomes pesados do setor financeiro e industrial também torcem o nariz para Haddad, considerado um político que não tem uma vocação natural para o consenso e para negociações entre diversos grupos com interesses divergentes.

Segundo integrantes da transição, há outros nomes sendo aventados por aliados de Lula para a Fazenda.

Entre eles, estão o dos senadores eleitos Wellington Dias (PI) e Camilo Santana (CE). Dias está sendo responsável por ajustar o Orçamento de 2023.

A indicação de um senador, porém, está sendo avaliada com cautela por auxiliares de Lula, já que aliados importantes do presidente Jair Bolsonaro foram eleitos para a Casa — como o atual vice, Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e a ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF).

Para assumir um cargo no Executivo é necessário se licenciar do Senado e, mesmo que o suplente seja petista, a avaliação é de que será necessário ter nomes “fortes” na Casa. Nesse cenário, Wellington Dias poderia ficar como líder do governo ou responsável pela articulação política.

Membros do PT avaliam ser natural a nomeação de Haddad para algum ministério. Derrotado na disputa em São Paulo, ele é próximo de Lula, de quem já foi ministro da Educação. Agora, segundo integrantes do partido, não faria sentido a volta dele para o cargo e nem a sua indicação para postos com menor destaque na Esplanada dos Ministérios.

2 respostas para “Petistas pressionam Lula para que Haddad assuma a Fazenda já de olho nas eleições de 2026”

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading