Pesquisa indica que proximidade com Bolsonaro faz despencar a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas

É razoável deduzir que, tradicionalmente admiradas pela população, as Forças Armadas brasileiras estejam agora pagando o preço de seu envolvimento direto com o comportamento autoritário  de Jair Bolsonaro. Sempre alta, nos últimos dois anos a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas despencou. É o que mostra uma pesquisa global divulgada por Mônica Bérgamo, na Folha.…

É razoável deduzir que, tradicionalmente admiradas pela população, as Forças Armadas brasileiras estejam agora pagando o preço de seu envolvimento direto com o comportamento autoritário  de Jair Bolsonaro. Sempre alta, nos últimos dois anos a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas despencou.

É o que mostra uma pesquisa global divulgada por Mônica Bérgamo, na Folha.

Os brasileiros estão entre os que menos confiam em suas Forças Armadas quando comparados com habitantes de outros países. A revelação é de uma pesquisa do Instituo Opsos realizada em 28 países entre maio e junho.

De acordo com a sondagem, apenas 30% dos brasileiros acreditam nos militares. O índice é igual ao atingido entre os poloneses. E só não é mais baixo do que os verificados entre os colombianos (29%), os sul-africanos  (28%) e os sul-coreanos (25%).

A taxa brasileira ficou 11 pontos percentuais abaixo da média global, de 41%. O sentimento de credibilidade também caiu em relação ao ano passado, quando 35% dos brasileiros diziam confiar nos militares.

O levantamento, intitulado Confiabilidade Global, mediu a percepção de cidadãos sobre a confiança relacionada a algumas profissões. Os políticos também não são vistos com bons olhos: 76% dos brasileiros dizem não acreditar neles. Em seguida estão ministros do governo e banqueiros, com 64% e 53%, respectivamente.

No outro extremo, 64% dos brasileiros que responderam à pesquisa apontaram os professores como o grupo mais confiável. Depois aparecem os cientistas (61%) e os médicos (59%). O levantamento, online, consultou 21 mil adultos ao redor do mundo entre 27 de maio e 10 de junho, dos quais mil nasceram e moram do Brasil. 

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading