Paes lidera disputa pela Prefeitura e, se eleições fossem hoje, venceria no primeiro turno, mostra pesquisa Prefab

Considerando-se apenas os votos válidos, Paes tem com 65,1% e liquidaria a disputa sem necessidade de segundo turno

O prefeito Eduardo Paes lidera a disputa eleitoral e, se o pleito ocorresse hoje, venceria no primeiro turno, mostra a segunda pesquisa do Instituto Prefab Future. Segundo o levantamento, Paes tem 35% das intenções de voto, bem à frente do segundo colocado, Tarcísio Mota, com 5,4%. Em seguida, surgem Alexandre Ramagem (3,2%), Otoni de Paula (3,1%), Marcelo Queiroz (2,6%), Rodrigo Amorim (2,5%), Pedro Duarte (1,2%) e Cyro Garcia (0,8%). De Tarcísio a Garcia , todos estão empatados pela margem de erro.

Considerando-se apenas os votos válidos, Paes tem com 65,1% e liquidaria a disputa sem necessidade de segundo turno.

A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de abril, com 1.019 entrevistas, margem de erro de 3,1%, intervalo de confiança de 95% e está registrada no TSE sob o número RJ-02778/2024.

“Verificamos que nas áreas mais carentes, comunidades e de densidade populacional relevante há um completo desconhecimento sobre os candidatos que disputam com o prefeito Eduardo Paes”, avalia o cientista político do instituto Prefab Future, João Nonato”. “O mapa amostral correto e rígido nos mostra um cenário absolutamente lógico nesse sentido. Quanto mais classe D/E mais desconhecimento sobre a oposição a Paes”.

João Nonato destaca o momento do prefeito: “É a primeira vez na série Prefab que Eduardo Paes tem um aumento na rejeição (16,4% no começo de abril para 22%) e diminuição da aprovação (47,1% para 42,2%). Pode ser um retrato de momento ou pode indicar uma tendência de queda. As pesquisas qualitativas podem explicar os porquês”.

Na pesquisa espontânea, Paes lidera com  23.9%, seguido por Alexandre Ramagem  (1,7%), Tarcisio Motta 0,9%), Otoni de Paula  (0,5%), Marcelo Freixo (0,4%), Cesar Maia  (0,2%), Cyro Garcia (0,2%), Flavio Bolsonaro (0,2%), Jair Bolsonaro  (0,2%) e Lula  (0,2%)

Em relação aos índices de rejeição, este é o resultado:

EDUARDO PAES – 22%

Cyro Garcia– 10,3%

Tarcísio Motta – 9,1%

Alexandre Ramagem – 4,5%

Marcelo Queiroz – 2,7%

Pedro Duarte – 2,6%

Rodrigo Amorim – 2,6%

Otoni de Paula – 2%

Não rejeito nenhum – 12%

Não sabe/Indeciso – 32,2%

APROVAÇÃO DO PREFEITO

EDUARDO PAES

SIM – 42,2%%

Não – 35,1%

Não sabe avaliar – 22,7%

O instituto Prefab Future ganhou notoriedade no Brasil por ser o único a acertar o resultado na pesquisa à intenção de votos a governador em 2022, na disputa entre Claudio Castro e Marcelo Freixo. O Prefab Future, especialista em pesquisas qualitativas, também indicou a vitória de Wilson Witzel em 2018, à frente de Eduardo Paes, na ida para o segundo.

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading