O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou nesta sexta-feira (13) que o medicamento Ozempic será incorporado à rede pública municipal de saúde. A declaração foi feita durante agenda ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo Paes, a previsão é que a distribuição comece já na próxima semana, inicialmente no chamado supercentro de saúde localizado na zona oeste da cidade. O medicamento é utilizado principalmente no tratamento do diabetes tipo 2, mas ganhou notoriedade nos últimos anos também por seu uso no controle de peso.
Durante o evento, o prefeito afirmou que o anúncio oficial deverá ocorrer na próxima terça-feira (18), aguardando a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Paes mencionou que a incorporação do medicamento envolve custos elevados para o sistema público.
O Ozempic tem como princípio ativo a semaglutida, substância que atua no controle da glicose no sangue. Além dele, outros medicamentos utilizam o mesmo componente, como o Wegovy. A patente da semaglutida está prevista para expirar no dia 20 de março, o que pode abrir caminho para versões genéricas no mercado.
Ampliação para todo o SUS
Durante a agenda com Lula, Paes também defendeu que o medicamento seja incorporado em nível nacional no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao comentar o tema, o prefeito pediu que o governo federal acelere a discussão sobre a oferta do produto em toda a rede pública do país.
O anúncio ocorre em meio ao crescimento da demanda por medicamentos à base de semaglutida, que vêm sendo amplamente prescritos para diabetes e também utilizados em tratamentos relacionados à obesidade.
Com a iniciativa, a prefeitura do Rio pretende ampliar as opções terapêuticas disponíveis na rede municipal, começando pelo supercentro da Zona Oeste e avaliando posteriormente a expansão para outras unidades do sistema de saúde da cidade.
🏥 OZEMPIC NO SUS | Prefeito afirma que medicamento usado no tratamento do diabetes tipo 2 será oferecido na rede municipal de saúde a partir da próxima semana e pede que governo federal amplie oferta para todo o SUS
— Agenda do Poder (@agendadopoder) March 13, 2026
📸: Canal Gov pic.twitter.com/b0BzF3LzQN






Deixe um comentário