O pizzaiolo Danilo Jander Francisco Alves, de 26 anos, morreu nesta terça-feira (15), três dias após ser baleado durante uma abordagem de agentes do Segurança Presente em Icaraí, Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Ele foi atingido na cabeça na noite de sábado (12) e teve morte cerebral.
A morte foi confirmada pela família. Em uma nota de pesar, os familiares afirmaram que Danilo era um jovem “cheio de vida, alegria, sonhos” e que a morte deixou um vazio entre pessoas próximas. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do pizzaiolo.

Na ocasião, o Corpo de Bombeiros encaminhou Danilo para o Hospital Estadual Azevedo Lima. O policial responsável pelo disparo foi preso em flagrante após a ocorrência.
Policial apresenta uma versão
Em depoimento, um dos agentes afirmou que ele e um colega faziam patrulhamento quando viram Danilo em uma motocicleta. Segundo o policial, o motociclista teria avançado o sinal vermelho, trafegado em alta velocidade e empinado a moto.
Os agentes seguiram o motociclista até que o trânsito fez com que ele parasse. Ainda segundo o depoimento, um dos policiais utilizou spray de pimenta durante a abordagem.
O agente afirmou que viu Danilo levar a mão à região da cintura, sacou a arma e, ao desembarcar da motocicleta, ocorreu o disparo. Segundo ele, o tiro foi involuntário e atingiu o motociclista na cabeça.
Após o disparo, os policiais revistaram Danilo e, de acordo com o depoimento, não encontraram nada ilegal com a vítima.
Vídeo desmente agente
Uma testemunha ouvida no caso apresentou uma versão diferente da relatada pelo policial. Segundo ela, Danilo parou a motocicleta e levantou as mãos quando foi cercado pelos agentes. Um vídeo de câmeras de segurança corrobora a versão.
A testemunha afirmou que um dos policiais usou spray de pimenta contra o motociclista e que, quase imediatamente depois, o outro agente efetuou o disparo.
Ainda de acordo com o relato, ela não percebeu nenhuma atitude suspeita de Danilo antes da abordagem. Pessoas que estavam na região disseram que ele trabalhava como entregador de aplicativo.
Polícia investiga circunstâncias do disparo
A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) informou que testemunhas foram ouvidas e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas. A investigação busca esclarecer as circunstâncias da abordagem e do disparo.
O Segurança Presente informou que o policial responsável pelo tiro foi preso e levado para uma unidade prisional da corporação. A Corregedoria da PM acompanha o caso.







Deixe um comentário