Bira Haway morreu neste domingo (25), aos 74 anos, no Hospital Carlos Chagas, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. O produtor musical, cujo nome de batismo era Ubirajara de Souza, estava internado na unidade após voltar a passar mal na última semana.
Nos últimos meses, Bira enfrentava problemas de saúde. Recentemente, havia passado por uma amputação da perna, da coxa para baixo, no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul, e recebeu alta.
Na última quarta-feira, no entanto, voltou a passar mal, foi levado à UPA da Cidade de Deus e depois transferido para o Hospital Carlos Chagas, onde morreu.
Até o momento, não há informações sobre o velório e sepultamento do produtor.
Quem era Bira
Reconhecido como um dos principais produtores do samba e do pagode no Rio, Bira construiu uma carreira que começou nos palcos, como percussionista, ainda na cena noturna de São Paulo. O apelido ‘Haway’ surgiu nessa fase e foi inspirado no nome de um estúdio onde ele costumava gravar.
A partir dos anos 1980, Bira passou a atuar nos bastidores e se tornou responsável por trabalhos que marcaram o gênero. Ao longo da trajetória, colaborou com grupos como Molejo, Exaltasamba, Soweto, Samprazer e Grupo Revelação.
Ele era pai do cantor Anderson Leonardo, vocalista do Grupo Molejo, que morreu em 2024.






Deixe um comentário