O Sistema Guandu deve voltar a operar durante a madrugada de quarta-feira (26), após a manutenção anual que paralisou totalmente a Estação de Tratamento de Água (ETA) e a Elevatória do Lameirão desde às 2h desta terça-feira (25). A Cedae prevê que o serviço ocorra até às 20h, e que a capacidade de produção volte a 100% por volta das 2h. O abastecimento nas torneiras, segundo a concessionária, será normalizado de forma gradual ao longo das horas seguintes ao fim dos trabalhos técnicos.
A paralisação interrompeu o fornecimento de água para municípios do Rio e da Baixada Fluminense, incluindo Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. No Rio, bairros abastecidos pela Rio+Saneamento, como Realengo, Campo Grande, Bangu, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba e Senador Camará, também foram impactados.
Após a retomada da operação, a distribuição ficará a cargo das concessionárias responsáveis. A Cedae alerta que o abastecimento pode demorar mais em áreas mais altas ou localizadas no fim das redes de distribuição. A recomendação permanece para que moradores evitem desperdício nas primeiras horas de retomada do sistema.
Manutenção mobilizou mais de 500 trabalhadores
A intervenção anual incluiu cerca de 100 frentes de serviço, com troca de peças, instalação de novos equipamentos, inspeções de segurança, ajustes eletromecânicos e limpeza de estruturas que não podem ser acessadas com o sistema em funcionamento. Segundo a companhia, o objetivo é realizar correções preventivas para reduzir riscos de falhas e garantir maior estabilidade de abastecimento ao longo do próximo ano.






Deixe um comentário