Manifestantes colocam coroa de flores na porta da Câmara contra PL do informativo sobre aborto

De autoria até então misteriosa, adereço fúnebre vem acompanhado de cartazes que pedem veto de Paes à proposta aprovada na Casa

Na tarde desta quarta-feira (28), uma coroa de flores tem despertado a atenção de quem passa em frente à Câmara do Rio, na Cinelândia, Centro do Rio.

O item integra um protesto contra o projeto de lei aprovado neste mês, que obriga a colocação de cartazes informativos sobre os malefícios à gestante na rede de saúde. Em um dos cartazes, há pedidos de veto para o prefeito Eduardo Paes, que avalia a sanção do projeto, o que evitaria assim que se torne uma Lei Municipal.

Hoje também é o dia da luta pelo fim da mortalidade materna, que foi lembrado no ato. Além disso, as mensagens chamam a proposta, de autoria de Rogério Amorim (PL), de “fake news”.

O tema tem rendido debates acalorados na Casa, desde a primeira vez em que entrou em discussão. Por último, a vereadora recém-chegada Joyce Trindade (PSD) teria provocado Amorim sobre o projeto, mas acabou alfinetando tanto a correligionária Rosa Fernandes, que é coautora, quanto as demais mulheres que votaram a favor. Joyce declarou que foi uma ‘barbárie’ e usou a questão como justificativa para seu retorno temporário ao legislativo.

Depois de um suposto mistério sobre a autoria, a assessoria de imprensa da líder do PSOL, Thais Ferreira, confirmou a coautoria e mostrou um ‘colab’ nas redes sociais, postado na véspera, com a suplente da Câmara do Rio Luciana Boiteux e a deputada estadual Renata Souza, todas do mesmo partido, para a convocação da manifestação, às 12h.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading