Foram abertas, nesta segunda-feira (04/04), as inscrições para a edição de 2023 do Diploma Heloneida Studart de Cultura. A premiação será entregue em junho pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O diploma é um instrumento de reconhecimento e estímulo a prática cultural promovido pelo colegiado. Os interessados têm até o dia 3 de maio para se inscreverem.
Poderão se inscrever pessoas físicas e jurídicas enquadradas em categorias como artes cênicas e visuais, cultura popular, audiovisual, literatura, música, gastronomia, entre outras. “É uma honra organizar esse prêmio enquanto presidente da Comissão de Cultura”, disse a deputada Verônica Lima (PT). “Tenho certeza de que teremos grandes iniciativas culturais premiadas este ano”, completou.
As inscrições devem ser feitas através do seguinte formulário: https://forms.gle/U13j11RCxqFXLSPT6
A história por trás do diploma
Criado em 2009, o diploma carrega o nome da escritora e ex-deputada estadual Heloneida Studart. Eleita parlamentar seis vezes, ela se destacou por sua atuação feminista. Na Casa, participou, durante a Constituinte, do chamado “lobby do batom”, para a inclusão dos direitos trabalhistas da mulher, incluindo os 120 dias de licença-maternidade. Antes de falecer, em 2007, ela foi nomeada diretora do Centro Cultural da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico.
Cearense, Helô, como chamavam os mais próximos, veio para o Rio aos 16 anos, atuando como jornalista e escritora. O Correio da Manhã, o Diário de Notícias e a revista Manchete foram alguns dos veículos em que ela escreveu. Heloneida também deixou uma série de obras literárias, como romances, ensaios, crônicas e peças teatrais.
As informações são do site da Alerj.





