O Rio de Janeiro intensificou as ações de enfrentamento à onda de calor que atinge a cidade, com uma megaoperação de hidratação voltada principalmente à população vulnerável. Nesta segunda-feira (29), a Cedae iniciou a distribuição de água na Central do Brasil, no Centro, com foco no atendimento a pessoas em situação de rua.
Segundo o presidente da companhia, Aguinaldo Ballon, a distribuição agora se concentra também em áreas urbanas com maior retenção de calor. “Vínhamos atuando nas praias, onde há recorde de público. Hoje começamos a priorizar as estações de trem, que são verdadeiras ilhas de calor”, afirmou.
A operação integra uma mobilização coordenada pelo governo estadual, reunindo Cedae, Corpo de Bombeiros e as secretarias de Saúde, Defesa Civil e Ambiente. Passageiros do transporte público também receberão água nas estações de Bangu, Campo Grande, Madureira e Central do Brasil.
No domingo (28), cerca de 10 mil litros de água potável foram distribuídos em áreas de grande circulação, como as praias do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e o Parque Madureira. A chamada “Frota da Hidratação” — composta por uma kombi e 14 bicicletas — atuou em postos de salva-vidas, com instalação de bebedouros para animais. Toda a água distribuída vem da ETA Guandu e passa por controle laboratorial móvel.
Saúde e prevenção
A Secretaria Estadual de Saúde reforçou o atendimento nas 27 UPAs, que agora contam com pontos externos de hidratação para acolher pessoas expostas às altas temperaturas. Unidades receberam orientação para priorizar casos de exaustão térmica, especialmente entre crianças e idosos.
O Samu ampliou o atendimento de emergência com cinco duplas de “motolâncias”, capazes de chegar mais rápido às ocorrências, além de três veículos de intervenção rápida posicionados estrategicamente.
Alerta nas praias e riscos do banho noturno
A Operação Verão 2025/2026 conta com efetivo reforçado de mais de mil bombeiros e investimento superior a R$ 23 milhões em equipamentos e tecnologia. Drones serão usados para emitir alertas sonoros sobre os riscos do banho noturno, prática que se intensificou com o calor extremo. O Corpo de Bombeiros alerta para risco elevado de afogamentos no período.
A grande movimentação de banhistas durante a noite também tem dificultado o trabalho de limpeza da Comlurb, que atua principalmente na madrugada.
Monitoramento e orientações
A Defesa Civil estadual, por meio do Cemaden-RJ, ampliou o monitoramento das condições meteorológicas e a emissão de alertas sobre baixa umidade e altas temperaturas. As principais recomendações incluem evitar exercícios físicos ao ar livre à tarde, manter hidratação constante e reforçar cuidados com grupos de risco.
O Inea e a Secretaria de Ambiente acompanham impactos do calor sobre rios, fauna e vegetação, com medidas preventivas e vigilância ambiental reforçada durante o período crítico.






Deixe um comentário