A Globo firmou um acordo para adquirir a participação da HIG Capital na Eletromidia, assumindo o controle da líder em mídia ‘out of home’ e avaliando a companhia em R$ 4 bilhões. Antes detentora de 27% da Eletromidia, a Globo comprou agora os 47,1% pertencentes à HIG, que havia investido na empresa como fundo de private equity. O negócio foi fechado a R$ 27 por ação, representando um prêmio de 47% em relação ao preço de fechamento de segunda-feira e de 51% em comparação à média ponderada dos últimos 90 dias de pregão.
A Globo anunciou que pagará um adicional de R$ 2 por ação após a conclusão da oferta pública de aquisição (OPA) ou, caso a operação não seja realizada, por qualquer razão. No preço definido, a Globo desembolsará R$ 1,7 bilhão pela fatia da HIG, além de cerca de R$ 1 bilhão pelo restante do capital, caso os acionistas optem por aceitar a oferta. Considerando a dívida líquida de R$ 500 milhões da Eletromidia e um EBITDA projetado de R$ 400 milhões para este ano, o valor pago equivale a aproximadamente 11 vezes o EV/EBITDA.
A dívida líquida da Eletromidia deve dobrar com o fechamento da concessão do mobiliário urbano do Rio de Janeiro, esperado até o fim do ano. Como a empresa está listada no Novo Mercado, a transação com a HIG obriga a Globo a lançar uma OPA nas mesmas condições para todos os acionistas, retirando a Eletromidia da Bolsa.
O setor de mídia ‘out of home’ no Brasil se consolida cada vez mais, sendo dominado por dois grandes grupos: a Globo, da família Marinho, e o UOL, de Luís Frias. O movimento ocorre apenas quatro meses após o UOL adquirir 29% da NEOOH, segunda maior empresa do segmento, em um negócio que inclui a possibilidade de controle futuro.
A Globo começou a investir na Eletromidia em março do ano passado, comprando 9,5% do capital por R$ 22,56, adquiridos da HIG e do CEO Alexandre Guerrero. Poucos dias depois, a família Marinho comprou mais 10% em leilão na Bolsa por R$ 14 por ação. Em agosto, adquiriu mais 7,5% do capital em uma operação a R$ 15,50 por ação, totalizando um preço médio de R$ 17,13 por ação. Desde então, o mercado já especulava sobre a oferta de controle, dada a importância das sinergias entre as empresas, principalmente no cross-selling entre os anunciantes.
Na última segunda-feira, as ações da Eletromidia fecharam a R$ 18,37, avaliando a companhia em R$ 2,57 bilhões.





