Ex-assessor do Planalto diz à PF que falou com Bolsonaro por telefone sobre esforço para liberar joias sauditas

O ex-chefe do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência (GADH) Marcelo da Silva Vieira afirmou em depoimento à Polícia Federal que Jair Bolsonaro (PL) participou de uma ligação em que o então ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, pedia que ele assinasse um ofício visando à liberação das joias sauditas, avaliadas em cerca de…

O ex-chefe do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência (GADH) Marcelo da Silva Vieira afirmou em depoimento à Polícia Federal que Jair Bolsonaro (PL) participou de uma ligação em que o então ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, pedia que ele assinasse um ofício visando à liberação das joias sauditas, avaliadas em cerca de R$ 16,5 milhões, que haviam sido retidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos (SP).

Vieira contou que, em dezembro de 2022, Cid pediu para ele assinar um ofício que seria enviado à Receita para, nas palavras dele, solicitar a incorporação dos bens apreendidos pela presidência. Depois da negativa, os dois falaram ao telefone sobre o assunto – Vieira disse à PF não se lembrar quem fez a ligação. Num determinado momento, segundo o funcionário contou à PF, ‘Mauro Cid colocou a ligação no modo viva-voz e pediu ao declarante para que explicasse ao Presidente da República essa situação e por que não poderia assinar’.

Vieira ressaltou que, após ouvir as explicações técnicas das razões pelas quais ele não poderia assinar o documento, Bolsonaro teria se limitado a dizer “ok, obrigado.”

A informação é de Andreia Sadi, no g1.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading