Europa e Brasil avançam em acordo sobre terras raras

Decisão política é voltado à cooperação em matérias-primas críticas, como lítio e níquel

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta sexta-feira (16) que a parceria estratégica entre a Europa e o Brasil, estabelecida há duas décadas, entra em uma nova fase com a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Von der Leyen também celebrou o avanço das negociações para um acordo político voltado à cooperação em matérias-primas críticas, como lítio, níquel e terras raras. De acordo com ela, esses insumos são essenciais para as transições digital e energética.

Durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, a líder europeia destacou que o tratado ampliará de forma significativa as oportunidades comerciais e de investimento entre os dois blocos. Segundo ela, o acordo garantirá acesso mútuo a mercados estratégicos, regras claras e previsíveis, padrões comuns e cadeias de suprimento mais eficientes.

A dirigente ressaltou ainda que a União Europeia manterá elevados padrões de transparência e proteção ambiental nos projetos conjuntos, assegurando que as comunidades locais sejam beneficiadas pelos investimentos.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading