Estudante brasileiro de 18 anos é preso por engano pela imigração nos EUA em operação contra seu pai

Jovem foi abordado a caminho do treino de vôlei em Massachusetts

Em mais um episódio controverso envolvendo o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE), o estudante brasileiro Marcelo Gomes da Silva, de 18 anos, foi detido por engano no último sábado (31) na cidade de Milford, em Massachusetts. Segundo informações divulgadas pela TV CBS e publicadas pelo jornal O Globo, a operação mirava na verdade o pai do jovem, João Paulo Gomes Pereira, que permanece foragido. A detenção de Marcelo gerou forte repercussão na comunidade local e mobilizou manifestações em sua defesa.

O estudante, que cursa o ensino médio na Milford High School, foi abordado enquanto se dirigia a um treino de vôlei. Três carros descaracterizados cercaram seu veículo, e ele foi levado sob custódia para um centro de imigração em Burlington. Apesar de não ser o alvo da operação, o ICE confirmou que Marcelo permanece detido por estar em situação migratória irregular e é atualmente sujeito a um processo de deportação.

“Durante a ação, prenderam Marcelo Gomes da Silva, imigrante brasileiro de 18 anos presente ilegalmente no país e filho do alvo da operação. Marcelo foi encontrado em situação migratória irregular e está sujeito a processo de deportação”, afirmou o porta-voz da agência, Mike Alvarez, à CBS News.

O diretor interino do ICE, Todd Lyons, confirmou em entrevista coletiva que o verdadeiro alvo, João Paulo, ainda não se apresentou às autoridades. Além da condição migratória, ele é acusado de dirigir de forma imprudente, colocando a vida de outros moradores de Massachusetts em risco.

A reação à prisão de Marcelo foi imediata. No domingo (1), centenas de pessoas marcharam pela Main Street, em Milford, em um protesto marcado por emoção e solidariedade. A manifestação contou com a presença de estudantes recém-formados, que compareceram vestindo becas e capelos, além de professores, familiares e motoristas que interromperam suas rotinas para prestar apoio.

Julianys Rentas, namorada do jovem, criticou a ação das autoridades e destacou o impacto do caso na comunidade escolar. “Marcelo era um bom garoto. Ele estava empolgado com o futuro, não fez absolutamente nada de errado. Ele estava indo inocentemente para um treino e foi alvo”, lamentou.

A governadora de Massachusetts, Maura Healey, também se pronunciou com firmeza. Em nota oficial, expressou indignação com a condução do caso e cobrou explicações do governo federal. “Estou perturbada e indignada com os relatos de que um estudante da Milford High School foi preso pelo ICE a caminho do treino de vôlei. Autoridades locais e policiais ficaram no escuro, sem aviso prévio e sem respostas. Estou exigindo que o ICE forneça informações imediatas sobre por que ele foi preso, onde ele está e como seu devido processo está sendo protegido”, declarou Healey.

Um juiz estadual determinou que Marcelo não pode ser transferido para fora de Massachusetts por pelo menos 72 horas, enquanto sua situação legal é analisada. A família contratou um advogado e tenta reverter a detenção.

O caso reacende o debate sobre a atuação do ICE e a política migratória nos Estados Unidos, especialmente no contexto de comunidades imigrantes em estados tradicionalmente mais progressistas como Massachusetts. Para muitos, a prisão de Marcelo evidencia o impacto humano de ações mal conduzidas e a necessidade de maior transparência e responsabilidade por parte das autoridades federais.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading