Estação Maracanã pode ser rebatizada em homenagem a Pelé

Mudança liga transporte público à trajetória do maior nome do futebol

A trajetória de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morto em 2022, entrou no centro do debate da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Nesta quarta-feira (04)., os deputados aprovaram em primeira discussão uma iniciativa que propõe rebatizar a estação Maracanã do metrô. A mudança busca ligar o maior nome do futebol mundial a um dos palcos mais simbólicos do esporte brasileiro.

Na prática, o projeto de lei 05/23, de Rosenverg Reis (MDB), estabelece que o local passe a se chamar Estação Rei Pelé Maracanã. O local atende diretamente o Estádio do Maracanã, cenário de momentos históricos da carreira do jogador.

Ligação com o Maracanã

A proposta do deputado destaca a relação direta entre Pelé e o estádio. Foi no Maracanã que o atacante marcou o milésimo gol da carreira, em 1969, num dos episódios mais emblemáticos da história do esporte. O local também ficou associado a uma jogada realizada por Pelé em março de 1967 que deu origem à expressão “Gol de Placa”.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que a homenagem reconhece a importância do Rei para o futebol brasileiro e mundial e reforça o simbolismo do Maracanã como espaço central dessa trajetória.

O texto ainda terá que passar por nova votação em plenário. Caso avance e seja sancionado, a mudança oficial do nome passará a integrar a sinalização e a identificação da estação

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading