O debate que seria realizado na noite desta quarta-feira, 25, entre os candidatos a prefeito de Itatiaia foi suspensa pela Justiça Eleitoral. A juíza Camila Novaes Lopes, da 198ª Zona Eleitoral, concedeu liminar para suspender o evento, que ocorreria na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
A liminar foi pedida pelos advogados do candidato a prefeito Dudu Guedes (Solidariedade). Um dos argumentos foi de que as regras do debate, entregues a todos os candidatos no dia 4, teriam sido alteradas posteriormente por solicitação do deputado estadual Tande Vieira (PP), que disputa a Prefeitura de Resende e apoia em Itatiaia a candidatura de Kaio do Diogo Balieiro (PL). Eles questionaram também a troca dos mediadores anteriormente definidos para o encontro.
Por causa dos problemas apontados pelos advogados, Dudu Guedes e o prefeito Irineu Nogueira (MDB), que concorre à reeleição, decidiram não participar do debate. Como restaram só dois participantes – Kaio do Diogo Balieiro (PL) e Ricarda Helena (Psol) – a juíza entendeu que houve “esvaziamento do evento”, o que poderia “compromete por completo a possibilidade de discussão de idéias” e poderia privilegiar determinado participante em detrimento de outro.
“Afinal, o esvaziamento do evento pode gerar exposição maior àqueles que participarem em prejuízo dos demais”, afirma a juiza em um trecho da sentença.
O debate ia ser transmitido ao vivo nos canais da CDL nas redes sociais. A transmissão chegou a ser iniciada pela mediadora Aline Galiberti, que apenas informou sobre a decisão judicial e que a CDL iria emitir uma nota sobre o ocorrido posteriormente. Se a entidade descumprisse a determinação de suspender o evento a multa seria de R$ 100 mil.





