Maior produtor de gás natural do país, com 73% da produção nacional, o Estado do Rio de Janeiro se consolida como hub energético. Em busca de novas parcerias para o setor, o governador Cláudio Castro esteve, nesta terça-feira, em Londres, com representantes da bp Energy, um dos maiores grupos de energia do mundo. Entre outros negócios no Brasil, a bp Energy é uma das empresas do consórcio responsável pela termelétrica GNA I no Porto do Açu, Norte Fluminense.
– A reunião com a bp foi muito produtiva e esperamos fechar, em breve, novas parcerias com a empresa, o que será fundamental para transformar o Rio em um dos maiores polos de energia do país. Já temos forte atuação no setor. Elaboramos mapas sobre o potencial de geração de energia limpa para atração e implantação de projetos. São 12 plantas de produção – explicou o governador.
O secretário de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, apresentou aos executivos a produção de hidrogênio, tratada como estratégica para o Governo do Estado. Entre as vantagens do Rio de Janeiro estão a situação privilegiada do estado para a obtenção de gás natural para a produção e a sinergia com os projetos de eólica offshore e outras renováveis.
– O governo já assinou um Memorando de Entendimento com a White Martins, para viabilizar a produção de hidrogênio verde no estado. Também foi realizada uma parceria entre a Shell e a Prumo Logística para a implantação, no Porto do Açu, da primeira planta para geração de hidrogênio verde no país – destacou.
A bp é uma das líderes mundiais em exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural, fornece combustíveis para transporte e geração de energia, lubrificantes para motores e equipamentos industriais, além de produtos petroquímicos. Com mais de 100 anos de existência, realizou descobertas significativas ao longo de sua história, começando como uma empresa local de petróleo e gás natural para se tornar um grupo global de energia.
– Essa troca com o governador Cláudio Castro é muito importante para entendermos o que o Estado do Rio tem a oferecer aos empresários do setor energético – ressaltou a vice-presidente sênior do Departamento de Integração de Gás e Energia da bp, Federica Berra.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, também participou da reunião.
Reuniões no Parlamento
Na terça-feira (18/04), o governador vai ao Parlamento Britânico para se reunir com o vice-ministro do Departamento Ministerial de Segurança Energética e de Emissão Líquida Zero, Graham Charles Stuart, e o Enviado Comercial do Reino Unido no Brasil, Marco Andrea Longhi. Castro também estará com representantes da Amazon Web Services (AWS), empresa de tecnologia.





