Denúncias de violações por intolerância religiosa cresceram 81% no Brasil em 2024, com destaque para Rio, São Paulo e Bahia

A Umbanda e o Candomblé, religiões de matriz africana, foram as mais discriminadas e tiveram mais que o dobro de casos de intolerância registrados entre 2023 e 2024

O Brasil registrou 3.853 violações motivadas por intolerância religiosa no ano passado, um aumento de 81% em relação a 2023, que teve 2.128 casos. Os dados são do Disque 100, canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia chamam atenção pela recorrência nos casos. No estado paulista foram 919 violações — número que representa um aumento de 60% em relação a 2023. Rio de Janeiro e Bahia vêm em seguida, com 764 e 226 tipos de violências registradas sobre intolerância religiosa, respectivamente. Ambos os estados também tiveram aumento, sendo que no Rio a crescente chegou a quase 90% quando comparado ao ano anterior.

A Umbanda e o Candomblé, religiões de matriz africana, foram as mais discriminadas e tiveram mais que o dobro de casos de intolerância registrados entre 2023 e 2024. No primeiro caso, foram 234 denúncias no ano passado ante 84 contabilizadas no ano anterior. Já no Candomblé, foram 214 violações em 2024, enquanto em 2023 foram 58.

Os evangélicos também denunciaram ter sido vítimas de intolerância religiosa: foram 111 registros em 2024, um crescimento de mais de 50 ocorrências em relação a 2023.

Em 2025, dados contabilizados até o dia 19 de janeiro pelo MDHC apontam que já foram registradas 178 violações, 60 delas no estado de São Paulo, na sequência aparecem o Rio de Janeiro com 21 casos e a Bahia com 19 ocorrências.

Com informações de O GLOBO.

Leia mais:

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading