O Palácio Pedro Ernesto trocou, na manhã desta terça-feira (18), a pauta legislativa tradicional pelo debate sobre o futuro esportivo da cidade. A Câmara do Rio sediou um encontro com especialistas, atletas e autoridades para discutir como a capital fluminense pode consolidar sua vocação de sede de grandes eventos globais — com foco no novo autódromo de Guaratiba, no potencial econômico da orla e na modernização dos estádios.
O evento, realizado em parceria com o jornal Lance!, trouxe à tona números que justificam o investimento no setor. Segundo dados apresentados no encontro, a economia da praia movimenta anualmente entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões, representando cerca de 1,5% do PIB da cidade. Já o futebol, sozinho, injetou mais de R$ 3 bilhões na economia carioca em um ano, de acordo com estudo citado pelo presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD).
Transparência nos lucros
Um dos pontos altos do debate foi a defesa por mais clareza sobre o retorno financeiro que grandes eventos deixam nos cofres públicos. O vereador Fernando Armelau (PL), que participou do painel sobre esportes de areia ao lado da medalhista olímpica Ágatha Bednarczuk, destacou a importância do portal de transparência que propõe criar para acompanhar a arrecadação de ISS com competições na cidade.
“Quando a gente visualiza com clareza o valor que o município arrecada de ISS e os impactos em serviços como hotelaria e transporte, fica evidente que o poder público não está apenas apoiando, mas investindo na cidade”, afirmou o parlamentar.
Armelau defendeu também um calendário anual antecipado de competições para melhorar o ordenamento urbano e dar previsibilidade a comerciantes, moradores e ao próprio setor público.
Novo autódromo de Guaratiba e reforma nas arenas
No painel sobre automobilismo, Caiado reforçou o compromisso da Câmara com o novo autódromo de Guaratiba, que teve seu traçado apresentado no início do mês pela prefeitura. O futuro equipamento é visto como a chave para recolocar o Rio na rota da Fórmula 1 e de outras categorias internacionais.
Em discurso, Caiado lembrou que a Casa criou uma frente parlamentar dedicada exclusivamente ao tema. O grupo é responsável por discutir o legado do antigo autódromo e acompanhar o projeto atual.
“Era uma pauta que não podia se perder, e o Legislativo assumiu essa responsabilidade. O autódromo gera oportunidades em vários segmentos e cria um ciclo virtuoso de renda”, destacou Caiado, que encabeçou os debates em torno do autódromo no Palácio Pedro Ernesto.
Já a discussão sobre os estádios focou na reforma de São Januário e na integração das arenas com a cidade. Cruzmaltino de coração, Pedro Duarte (Novo) defendeu a expansão do VLT para facilitar o acesso à casa do Vasco, enquanto Renato Brito, vice-presidente do clube, confirmou que as obras estão próximas de sair do papel após a obtenção do termo de transferência de potencial construtivo.






Deixe um comentário