Com orquestra de enxadas, Bloco do MST estreia no carnaval do Rio neste sábado

Cortejo inédito sai da Praça Mauá rumo à Praça da Harmonia; agremiação defende a reforma agrária através da folia e terá fanfarra e bateria

O Carnaval de rua do Rio terá uma estreia inédita em 2026. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) coloca seu bloco na rua pela primeira vez na capital fluminense neste sábado (7). A concentração está marcada para as 7h, na Praça Mauá, na Região Portuária.

Com o enredo “Quando a enxada vira tambor, a luta vira samba”, o cortejo promete levar para a avenida uma estética que mistura elementos do campo e do samba urbano. Entre as atrações confirmadas estão uma orquestra de enxadas — que utiliza a ferramenta de trabalho como instrumento percussivo —, um cortejo de fanfarra e o show da Bateria Sem Terra.

​O trajeto terá início na Praça Mauá e seguirá até a Praça da Harmonia. Segundo a organização, o objetivo é ocupar o espaço urbano para popularizar a defesa da reforma agrária popular e da agroecologia por meio da cultura.

​A vereadora Maíra do MST (PT), uma das articuladoras da iniciativa, destaca que a ocupação das ruas no Carnaval é uma estratégia política do movimento para dialogar com a juventude e a classe trabalhadora fora dos espaços institucionais tradicionais.

“O Bloco do MST chegou ao Rio celebrando a rebeldia e a resistência negra, indígena e camponesa. Carnaval é sinônimo de subversão. Esse é o único momento do ano em que a classe trabalhadora transforma o espaço público em território de celebração coletiva da liberdade”, afirmou a parlamentar.

Histórico do bloco

Criado em 2002, na Comuna Dom Helder Câmara, o Bloco do MST realiza cortejos e ações carnavalescas em diversos estados do país, como Pernambuco, Bahia, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A estreia no Rio amplia a atuação do projeto, que mantém atividades artísticas e pedagógicas permanentes ligadas à música, teatro e artes visuais.

A iniciativa envolve diferentes setores do movimento, como juventude, educação, comunicação, gênero, saúde e coletivos étnico-raciais e LGBTI+, além das frentes de Teatro, Música e Artes Visuais. De acordo com a organização, as ações do bloco já alcançaram mais de 100 mil pessoas em todo o país.

Além do desfile no Centro do Rio, o Bloco do MST também participa de atividades carnavalescas em municípios como Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Maricá e Macaé ao longo da semana que antecede o Carnaval.

Confira a programação completa:

  • Sábado (07/02)

* 7h: Orquestra de Enxadas na Praça Mauá

* 8h: Cortejo da Fanfarra Sem Terra até a Praça da Harmonia

* 11h: Show da Bateria Sem Terra na Praça da Harmonia

  • Terça-feira (03/02)

* 14h – Enxada: Ass. Campo Alegre / Nova Iguaçu

* 19h – Bateria: Garagem Delas / Centro do Rio

  • Quarta-feira (04/02)

* 10h – Enxada: PDS Oswaldo de Oliveira / Macaé

* 15h30 – Enxada: Acampamento 15 de abril / Campos dos Goytacazes

  • Quinta-feira (05/02)

* 17h – Enxada: Armazém do Campo / Turma Rio / Maricá

* 19h – Dança e Mística: Garagem Delas / Centro do Rio

  • Sexta-feira (06/02)

* 17h – Ensaio geral Orquestra da Enxada: Armazém do Campo / Centro do Rio

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading