Clima muda no TSE e tendência é que senador bolsonarista seja absolvido e escape da cassação

Para que Seif seja cassado, são necessários pelo menos quatro dos sete votos disponíveis no tribunal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) volta a julgar nesta terça-feira (30) uma ação que pode resultar na cassação do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC), em meio a uma mudança nas expectativas, tanto entre seus opositores quanto entre seus aliados, informa Bela Megale, em O Globo.

De acordo com fontes dos dois lados consultadas pela colunista, a percepção atual é de que o cenário favorece Seif, indicando sua absolvição e a manutenção de seu mandato.

Embora nenhum voto tenha sido proferido até o momento, o relator do caso, ministro Floriano Azevedo, já compartilhou sua posição pela cassação de Seif com os colegas há alguns dias. Seu voto, que ainda não foi lido e pode sofrer alterações, também defende a convocação de novas eleições para preencher a vaga do senador.

Azevedo é um dos mais próximos aliados do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, com quem mantém amizade há quase quatro décadas. Para que Seif seja cassado, são necessários pelo menos quatro dos sete votos disponíveis no tribunal.

Quando o processo foi agendado, no início de abril, havia uma crença generalizada nos bastidores de que a cassação de Seif seria inevitável. No entanto, aliados e adversários apontam uma série de eventos recentes que indicam uma mudança de rumo.

O primeiro sinal foi o adiamento do julgamento em 16 de abril, quando o próprio relator não pôde comparecer à sessão devido a “motivos de doença na família”.

Na semana passada, quando o caso poderia ter sido incluído na pauta, não houve previsão para seu julgamento, pois Alexandre de Moraes participava de um fórum jurídico em Londres, organizado por uma empresária bolsonarista e que reuniu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do TSE e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“A percepção é de que o TSE não tem interesse em cassar Seif neste momento”, afirma uma fonte próxima ao caso.

Outro fator mencionado por fontes ligadas ao processo é que, desde o início do mês, a situação política tem se deteriorado para Alexandre de Moraes. O ministro foi alvo de críticas de Elon Musk, proprietário do antigo Twitter (agora X), que questionou suas decisões de remover perfis das redes sociais.

Segundo observadores, uma eventual cassação de Seif poderia gerar instabilidade nas relações entre o tribunal e a ala bolsonarista do Congresso, especialmente considerando que o mandato de Moraes no TSE termina em 3 de junho.

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading