Cerca de 28 milhões de pessoas no Brasil não tinham celular e nem usaram a internet ano passado, diz IBGE

Em 2021, 28,7 milhões não tinham celular (15,6% da população com 10 anos ou mais) e 28,2 milhões de pessoas no Brasil não usaram a internet (15,3% da população com mais de 10 anos de idade), de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados foram publicados pelo portal G1 em detalhada reportagem na…

Em 2021, 28,7 milhões não tinham celular (15,6% da população com 10 anos ou mais) e 28,2 milhões de pessoas no Brasil não usaram a internet (15,3% da população com mais de 10 anos de idade), de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os dados foram publicados pelo portal G1 em detalhada reportagem na edição desta sexta (16).

Com isso, a internet foi usada por 84,7% da população brasileira com mais de 10 anos, ou 155,7 milhões de pessoas.

Por conta da pandemia, o instituto não realizou esta pesquisa em 2020. Em 2019, 20,5% da população brasileira acima de 10 anos de idade afirmou não ter usado a internet, o que equivalia a 36,9 milhões de pessoas.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C) feita no 4º trimestre de 2021 e divulgada nesta sexta-feira (16) pelo IBGE. O levantamento também apontou que:

  • O principal motivo para não usar a internet é não saber usar a tecnologia;
  • Chamadas de voz e vídeo se tornaram a principal finalidade (94,9%) no uso de internet;
  • A faixa etária entre 25 e 29 anos é a que mais usa a internet (94,5%);
  • Pela primeira vez, mais da metade (57,5%) da população com 60 anos ou mais usou a internet;
  • A televisão superou o computador como segundo equipamento mais usado para acessar a internet, atrás apenas do celular;
  • 28,7 milhões não tinham celular em 2021 (15,6% da população com 10 anos ou mais);
  • 98,2% dos estudantes da rede privada de ensino usaram a internet em 2021; entre alunos da rede pública, índice cai para 87%;
  • Regiões Centro-Oeste e Sudeste lideram uso de internet; Norte e Nordeste continuam com os menores índices;
  • 2,2% dos domicílios não tinham sinal digital de TV por conversor, antena parabólica, nem serviço de TV por assinatura.

Para levantar dados, o IBGE considerou se o serviço foi usado pelo menos em algum momento no período de 90 dias antes da data da entrevista no domicílio. Segundo o instituto, o uso de internet vem crescendo no Brasil desde 2016, quando o índice estava em 66,1%.

Os principais motivos para não acessar a internet entre os 28,2 milhões de pessoas que não usaram o serviço no Brasil em 2021 foram não saber usar e falta de interesse. Para 20,1%, o serviço ou o equipamento para acessar a internet era caro.

Entre as pessoas que não usaram a internet, 5,3% afirmaram que o serviço não estava disponível em sua região. Esse índice foi de 3,5% na área urbana e chegou a 9,9% na área rural.

A Pnad Contínua reúne quatro finalidades principais para o acesso à internet e destaca que o uso para chamadas de voz e vídeo se tornou o mais comum:

  • Conversar por chamadas de voz e vídeo: 95,7% (91,4%, em 2019);
  • Enviar ou receber mensagens de texto, voz e imagens: 94,9% (95,8%, em 2019);
  • Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes: 89,1% (88,9%, em 2019);
  • Enviar ou receber e-mail: 62% (62%, em 2019).

A pesquisa destaca que o grupo de 25 a 29 anos foi o que mais usou a internet em 2021 e que houve um crescimento mais acelerado entre faixas etárias mais elevadas. Pela primeira vez, mais da metade dos idosos acessaram o serviço.

A pesquisa também aponta que, em 2021, a internet foi usada por 85,6% das mulheres e 83,7% dos homens.

Entre os estudantes, 90,3% utilizaram o serviço, o que representa alta de 2,1 pontos percentuais em relação a 2019. Como destaca o IBGE, o grupo não é homogêneo e há diferenças no acesso à internet de acordo com a rede de ensino:

  • Na rede pública, 87% dos estudantes usaram a internet em 2021;
  • Na rede privada, 98,2% dos estudantes usaram a internet em 2021.

A maior diferença em termos absolutos, de 22,9 pontos percentuais, está na região Norte, onde 73,2% dos estudantes da rede pública usaram a internet em 2021, contra 96,1% dos estudantes da rede privada.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading