A proposta de Eduardo Paes (PSD) de criar uma Força Municipal de Segurança, para reforçar o combate ao crime na capital do Rio de Janeiro, vai ganhar novos contornos. O prefeito anunciou na noite de quinta-feira (06) em suas redes sociais que irá retirar o projeto enviado à Câmara de Vereadores e apresentará um novo, que rebatiza a Guarda Municipal como Força Municipal de Segurança e permite a integração de agentes que já integram a corporação.
O PLC 01/2025, que será arquivado, previa o recrutamento de agentes por meio de convênio com órgãos militares e civis nos moldes do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva – CPOR, e foi mal recebido pelos servidores. De acordo com o vídeo publicado, os guardas municipais efetivos poderão ser integrados ao projeto, desde que sejam aprovados no processo seletivo.
O novo rumo do projeto da prefeitura foi tomado após uma reunião, na semana passada, entre Paes e vereadores da base. Líder da articulação pela mudança do projeto na Câmara, o presidente do parlamento municipal, Carlo Caiado (PSD), celebrou o resultado:
“A mudança no sentido de criar a força especial dentro da própria Guarda Municipal foi uma reivindicação dos vereadores. Desde a legislatura passada, a Câmara já vinha debatendo intensamente a criação de um grupamento armado para atuar em áreas estratégicas da cidade. Acreditamos que, neste novo formato, o projeto da Prefeitura vai encontrar menos resistência, além de prestigiar os nossos servidores da GM-Rio”, diz Caiado.
A resistência mencionada pelo parlamentar, inclusive já estava em andamento. Caso a prefeitura insistisse na tramitação do projeto de lei complementar apresentado no início do ano legislativo, já havia emendas prontas para serem incluídas.





