Atiradora de 18 anos matou mãe e irmão antes de massacre em escola no Canadá

Dez pessoas morreram em Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica;, incluindo a autora, encontrada morta dentro do colégio

A autora do ataque a tiros que deixou dez mortos (incluindo a atiradora) em uma escola na cidade de Tumbler Ridge, no oeste do Canadá, foi identificada como Jesse Strang, de 18 anos. As autoridades revelaram que, antes de invadir o colégio, a jovem matou a própria mãe e o irmão — ou meio-irmão — dentro de casa. As informações por autoridades canadenses e imprensa local.

O massacre ocorreu na terça-feira (10), na Tumbler Ridge Secondary School, mas novos detalhes apresentados pela Polícia Montada Real Canadense (RCMP) trouxeram à tona a dinâmica dos crimes cometidos pela atiradora horas antes da invasão à escola.

Mãe e irmão estavam entre as vítimas

De acordo com o vice-comissário da RCMP na Colúmbia Britânica, Dwayne McDonald, dois corpos foram encontrados em uma residência próxima ao colégio após os disparos na escola.

“A vítima adulta é a mãe da suspeita, e o jovem do sexo masculino é irmão ou meio-irmão da suspeita”, afirmou o oficial.

A polícia também confirmou que a jovem já vinha sendo acompanhada pelas autoridades em episódios anteriores relacionados à saúde mental.

“A polícia compareceu àquela residência em diversas ocasiões nos últimos anos, para lidar com preocupações relacionadas à saúde mental da suspeita”, declarou McDonald.

Ataque na escola e morte da autora

Por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), Jesse Strang abriu fogo dentro da escola, que atende cerca de 160 estudantes do sétimo ao décimo segundo ano. Seis pessoas morreram no interior da instituição.

A atiradora, que não era mais aluna — havia abandonado os estudos quatro anos antes — foi encontrada morta dentro do prédio. Segundo a polícia, há indícios de que ela tenha tirado a própria vida após os disparos.

Durante o ataque, a corporação emitiu alerta descrevendo a suspeita como uma mulher de vestido e cabelos castanhos. A identificação como Jesse Strang foi confirmada pelo jornal canadense Western Standard, com base em relatos de colegas, que a descreveram como “tranquila e gente boa”, mas também “quieta e meio deslocada”.

Comunidade em choque

Tumbler Ridge é um município remoto de cerca de 2.400 habitantes, situado no sopé das Montanhas Rochosas, a mais de mil quilômetros de Vancouver. O caso provocou comoção nacional em um país onde ataques a tiros são incomuns.

Relatos de estudantes indicam momentos de pânico dentro da escola. Um aluno contou que ele e colegas improvisaram barricadas.

“Pegamos mesas e bloqueamos as portas” por mais de duas horas, afirmou.

A mãe de outro estudante disse ter acompanhado o filho por telefone enquanto via a movimentação policial nas imediações.

“Havia um policial agachado em nosso estacionamento com a arma em punho”, relatou.

A escola permanecerá fechada ao longo da semana e oferecerá apoio psicológico à comunidade escolar.

Repercussão e histórico de ataques no Canadá

O primeiro-ministro Mark Carney manifestou pesar nas redes sociais.

“Minhas orações e mais profundas condolências estão com as famílias e amigos que perderam entes queridos nesses atos horríveis de violência”, escreveu.

A ministra da Segurança Pública da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, destacou a rapidez da resposta policial.

“Esta é uma comunidade pequena e unida, com um pequeno destacamento da Polícia Montada Real Canadense, que respondeu em dois minutos, sem dúvida salvando vidas hoje”, disse.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading