Um ataque a tiros deixou pelo menos 15 pessoas mortas , incluindo uma criança, e várias feridas na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, neste domingo (14). Segundo a polícia de Nova Gales do Sul, os disparos ocorreram durante um evento da comunidade judaica realizado no local. Dois suspeitos foram presos, sendo que um atirador morreu e outro está hospitalizado, enquanto a operação policial segue em andamento.
A polícia australiana informou que ao menos 13 pessoas foram encaminhadas a hospitais, embora ainda não esteja claro se esse número inclui as vítimas fatais. O ataque aconteceu em um momento de grande movimentação na praia, um dos principais pontos turísticos do país
De acordo com o jornal Sydney Morning Herald, houve múltiplos disparos na região. Ainda não há informações oficiais sobre a motivação do crime, mas autoridades confirmaram que havia um evento da comunidade judaica no local, relacionado à celebração do festival de Hanukkah, que teria começado ao pôr do sol.
Um dos vídeos que circulam nas redes sociais mostram um dos atiradores em ação antes de ser imobilizado por um homem de camiseta branca, aparentemente civil, que lhe tomou a arma. Outro homem é visto disparando várias vezes de um local próximo, em uma passarela, antes de, aparentemente, ser atingido pelas forças de segurança.
Em entrevista à Sky News, Alex Ryvchin, co-diretor executivo do Conselho Executivo da Comunidade Judaica Australiana, afirmou que o tiroteio ocorreu durante a celebração religiosa. O caso levanta preocupações sobre um possível ataque direcionado, hipótese que ainda está sob investigação.
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, afirmou em comunicado que as imagens vindas de Bondi são “angustiantes e chocantes”. Segundo ele, equipes de emergência e forças de segurança atuam intensamente no local para prestar socorro às vítimas e garantir a segurança da população.
“A operação policial continua em andamento e orientamos que as pessoas evitem a área”, informou a polícia de Nova Gales do Sul em publicação na rede social X (antigo Twitter). Um porta-voz do primeiro-ministro reforçou à agência Reuters que se trata de uma “situação de segurança ativa.
A polícia confirmou que duas pessoas estão sob custódia e pediu que a população obedeça todas as ordens policiais e não ultrapasse os bloqueios de segurança. As investigações seguem para esclarecer as circunstâncias do ataque e se houve motivação extremista ou terrorista.






Deixe um comentário