Após novo apagão, prefeito de São Paulo pede revogação do contrato de concessão da Enel

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pediu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que revogue o contrato de concessão da Enel. A decisão foi tomada por um novo apagão na capital paulista e na Região Metropolitana. Depois do apagão do início deste mês, quando 2,1 milhões de imóveis ficaram sem energia (alguns por…

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pediu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que revogue o contrato de concessão da Enel. A decisão foi tomada por um novo apagão na capital paulista e na Região Metropolitana.

Depois do apagão do início deste mês, quando 2,1 milhões de imóveis ficaram sem energia (alguns por até seis dias), uma nova interrupção ocorreu na quarta (15). Até a manhã desta quinta (16) 80 mil imóveis ainda estavam às escuras.

A empresa italiana que levou vantagem na privatização da Eletropaulo é responsável pelo fornecimento de energia em São Paulo e em outros 23 municípios da Grande São Paulo desde 2018. Se tornou alvo de fortes críticas da direita e da esquerda após deixar milhões de São Paulo sem energia no último dia 3 de novembro, demorando uma semana para normalizar o serviço. 

“O que eu pedi para a Agência Nacional de Energia Elétrica é para que cancelasse o contrato com a Enel”, disse Nunes durante vistoria a obras no córrego Água Espraiada, zona sul da capital, conforme citado pelo portal Uol. 

Ele citou ainda como justificativa o fato de que cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde) ficaram sem energia elétrica. A Enel responsabiliza o clima pelas constantes quedas de energia, enquanto demite quantidade significativa de funcionários para aumentar seus lucros, colocando São Paulo sob risco de novos apagões. 

Com informações de Brasil 247

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading