A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a fabricação de dois medicamentos à base de liraglutida pela farmacêutica EMS: o Olire, indicado para obesidade, e o Lirux, para diabetes tipo 2. Ambos são considerados concorrentes nacionais de produtos como Saxenda, Victoza e Ozempic, todos da Novo Nordisk.
Com a queda da patente do peptídeo utilizado, que aumenta a saciedade e reduz o apetite, a EMS inicia a produção em uma planta recém-inaugurada em Hortolândia (SP). O investimento de R$ 70 milhões, financiado parcialmente pelo BNDES, permitirá fabricar até 20 milhões de canetas anuais.
O Olire terá dose diária de até 3 mg e será vendido em embalagens com uma, três ou cinco canetas. Já o Lirux, com dose máxima de 1,8 mg por dia, será comercializado em pacotes de até dez unidades.
Carlos Sanchez, presidente do Conselho da EMS, destacou a inovação local: “Desenvolvemos um produto no país, com tecnologia brasileira, desde a matéria-prima até o produto acabado.” A fábrica também poderá produzir medicamentos à base de semaglutida, cuja patente expira em 2026.
Com informações de Jota





