‘Americas’: Petro adiciona ‘s’ ao boné que ganhou de Trump com o slogan da MAGA

Líder da Colômbia transforma boné do presidente dos EUA em gesto continental após encontro na Casa Branca

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta terça-feira (3) que alterou o boné vermelho com o slogan “Make America Great Again (MAGA)” que recebeu de Donald Trump durante encontro na Casa Branca, em Washington. Ao acrescentar a letra “S” ao final da palavra “America”, Petro transformou a frase em “Make Americas Great Again”, ampliando o sentido do lema para todo o continente.

Ao deixar a sede do governo estadunidense, o presidente colombiano foi fotografado segurando o boné com a bandeira dos Estados Unidos. Em uma das imagens divulgadas pelo fotógrafo oficial da Presidência da Colômbia, o “S” escrito à caneta aparece logo após “America”, mudando visualmente o slogan que se tornou marca registrada de Trump.

“O presente que ele me deu, o boné vermelho de ‘Tornar a América Grande’, eu coloquei com uma caneta que tinha aí, coloquei ‘s’, tornar as Américas grandes”, disse Petro, ao explicar o gesto e defender respeito entre os países do continente.

Repercussão nas redes e bastidores

O presidente colombiano também publicou a imagem da alteração em sua conta na rede social X, comentando o simbolismo da mudança. “Propus para Donald Trump uma mudança na moda: colocar um ‘S’ no América. Parece que ele gostou. Américas”, escreveu.

À CNN Brasil, o governo colombiano informou que o boné foi entregue “entre sorrisos” pelo presidente republicano ao fim da reunião bilateral, realizada na capital dos EUA.

Além do acessório, Petro compartilhou uma foto do aperto de mãos entre os dois presidentes acompanhada de uma mensagem assinada por Trump, na qual se lê: “Gustavo: uma grande honra. Amo a Colômbia”. O colombiano também divulgou a imagem do livro A arte da negociação, de autoria de Trump, com a dedicatória do presidente dos EUA afirmando: “Você é ótimo”.

Contexto de tensão e reaproximação

O encontro entre Petro e Trump ocorreu após um ano marcado por tensões na relação entre Colômbia e Estados Unidos. Em momentos mais críticos, Trump chegou a insinuar a possibilidade de um ataque ao país sul-americano, enquanto Petro declarou que poderia pegar em armas para defender o território colombiano.

Uma ligação telefônica entre os dois líderes, realizada em janeiro, ajudou a reduzir o clima de confronto e abriu caminho para a reunião desta terça-feira, que durou cerca de duas horas na Casa Branca. O gesto simbólico com o boné, amplamente divulgado, acabou se tornando um dos principais registros do encontro e reforçou a tentativa de Petro de reposicionar o diálogo em uma chave continental.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading