Interlocutores de Jair Bolsonaro que procuram estabelecer elos entre o ex-presidente e o Supremo Tribunal Federal (STF) tentam convencer os magistrados de que haveria um caminho para esvaziar o ato marcado para 7 de setembro, na Avenida Paulista. A principal bandeira da manifestação é o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Aliados de Bolsonaro passaram a defender, junto a membros do STF, que convençam Moraes a fazer um gesto positivo, como o arquivamento de uma das ações que visam Bolsonaro.
A leitura é que, casos apontados pelos próprios ministros como menos graves envolvendo o capitão reformado, como a investigação sobre falsificação do certificado de vacinas ou das joias da Arábia Saudita, poderiam ter esse caminho. Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal nos dois inquéritos, mas ainda não há manifestação da Procuradoria-Geral da República, a quem cabe oferecer a denúncia.
Interlocutores de Bolsonaro argumentam que, o arquivamento de um desses processos, esvaziaria o ato contra Moraes e a ação central que corre no STF sobre o ex-presidente seguiria avançando: aquela que apura a tentativa de um golpe de Estado. A avaliação deles é que esse inquérito, que tem chance de culminar em uma ordem de prisão de Bolsonaro depois do trânsito em julgado, é “intocável e inegociável”.
Com informações de O Globo.





