Alexandre Ramagem é preso pelo ICE nos Estados Unidos

Prisão foi confirmada pela Polícia Federal após fuga do Brasil; ex-deputado havia sido condenado pelo STF

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi preso nos Estados Unidos pelo ICE. A informação foi confirmada pela Polícia Federal.

Ramagem foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. De acordo com as investigações, ele deixou o Brasil de forma clandestina antes da conclusão do julgamento, atravessando a fronteira de Roraima com a Guiana e seguindo posteriormente para os Estados Unidos.

Em janeiro de 2026, o Ministério da Justiça informou ao STF que o pedido de extradição do ex-parlamentar havia sido formalmente encaminhado ao governo norte-americano. A documentação foi enviada pela Embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado dos EUA em 30 de dezembro de 2025.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a inclusão do nome de Ramagem na lista da Interpol, o que permitiu sua eventual detenção por autoridades estrangeiras.

Aliados do ex-deputado afirmavam que ele pretendia solicitar asilo político nos Estados Unidos. O caso agora deve avançar para os trâmites diplomáticos de extradição para o Brasil.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading