O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para grande parte do Brasil nesta terça-feira (10). As áreas mais afetadas devem ser regiões do Sudeste e do Centro-Oeste, onde a previsão indica temporais com grande volume de precipitação.
De acordo com o órgão, o acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros por dia em alguns pontos, acompanhado de rajadas de vento que podem atingir até 100 km/h. Também há risco de ocorrências como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e incidência de descargas elétricas.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, o cenário climático é resultado da combinação entre a umidade que vem do oceano e o vapor d’água gerado na região amazônica, fenômeno comum durante o verão brasileiro.
Combinação de umidade favorece temporais
A especialista explica que o calor típico da estação intensifica a formação de nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva mais intensas em várias áreas do país.
No Rio de Janeiro, a previsão indica muitas nuvens desde a manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite, além de trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre 23°C e 31°C.
Já na cidade de São Paulo, o dia começa com céu encoberto e chuvas isoladas. Durante a tarde, são esperadas pancadas mais intensas acompanhadas de rajadas de vento, com termômetros marcando entre 17°C e 25°C e tendência de queda.
Minas Gerais e Centro-Oeste também entram em alerta
O Triângulo Mineiro e o sul de Minas Gerais também estão sob alerta para temporais. Em Belo Horizonte, o tempo deve permanecer com muitas nuvens ao longo do dia, e as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente a partir da tarde. As temperaturas ficam entre 18°C e 29°C.
No Centro-Oeste, a atenção se volta para áreas do leste de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, além das capitais Brasília e Goiânia, onde também há previsão de chuva significativa.
Frente fria muda o clima no Sul do país
Na Região Sul, a chegada de uma frente fria deve provocar a entrada de uma massa de ar mais fria, deixando as temperaturas mais amenas ao longo da semana.
Esse sistema meteorológico também está associado a um amplo corredor de instabilidade que favorece a ocorrência de chuvas na parte leste da região.
Em Porto Alegre, a previsão indica sol entre muitas nuvens durante o dia, com pancadas de chuva previstas para a tarde e a noite. As temperaturas devem variar entre 19°C e 26°C.
Norte e Nordeste seguem com áreas de instabilidade
No Norte do país, a atuação da Zona de Convergência Intertropical mantém condições favoráveis para chuvas em áreas do Amapá, Maranhão, Piauí e Ceará.
Enquanto isso, após uma semana marcada por precipitações, o tempo volta a esquentar na Bahia. Em Salvador, a temperatura máxima prevista para esta terça-feira pode chegar aos 32°C.






Deixe um comentário