O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o núcleo do governo, nesta segunda-feira (16), pela primeira vez desde a cirurgia que fez nos quadris por videoconferência, para tratar da situação de emergência em função de eventos climáticos em estados brasileiros. Além disso, discutiu pautas econômicas do governo no Congresso Nacional e a repatriação de brasileiros na zona de conflito entre Israel e Faixa de Gaza.
Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a prioridade do Planalto é a resposta federal às tragédias em função das chuvas em Santa Catarina e da seca no Amazonas, além do monitoramento da situação em outros estados com risco de enchentes e alagamentos.
“O presidente Lula vem em monitorando, junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin, as ações do governo federal de apoio à situação da seca no Amazonas, situação das enchentes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O Ministério da Integração já monitora a situação do Paraná e no interior de São Paulo”, explicou Padilha.
As fortes chuvas seguem preocupando e causando estragos há 12 dias em diversas cidades de Santa Catarina. Os municípios mais atingidos ficam no Alto Vale e no Alto Vale do Itajaí. No Paraná, temporais impactaram quase 60 mil pessoas, em 74 municípios do estado.
Os ministros e líderes do governo estavam reunidos no Palácio do Planalto enquanto o chefe do Executivo federal participou da reunião por videoconferência e se recupera das cirurgias que fez no fim de setembro.
Após o encontro, o chanceler Mauro Vieira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o assessor especial da Presidência Celso Amorim partiram para o Palácio da Alvorada, onde se reuniram presencialmente com o presidente para tratar da situação dos brasileiros presos na Faixa de Gaza. e de pautas econômicas.
Esta é a primeira vez que Lula recebe membros do primeiro escalão do governo no Palácio da Alvorada, desde que passou pelas cirurgias no quadril e nas pálpebras em 29 de setembro. O petista estava proibido de receber visitas pela equipe médica até a última sexta-feira (13).
Com informações do Metrópoles.





