Unidos do Jacarezinho e Inocentes de Belford Roxo são rebaixadas na Série Ouro

Escolas terminam nas últimas posições e disputarão a Série Prata, na Intendente Magalhães, em 2027

A Unidos do Jacarezinho e a Inocentes de Belford Roxo ficaram nas duas últimas colocações da Série Ouro do Carnaval do Rio e, com isso, foram rebaixadas. Em 2027, as agremiações vão desfilar pela Série Prata, na Estrada Intendente Magalhães.

A Jacarezinho apresentou na Marquês de Sapucaí o enredo “O ar que se respira inspira novos tempos”, em homenagem ao cantor e compositor Xande de Pilares.

Já a Inocentes levou para a avenida o tema “O Sonho de um tal Pagode Russo nos Frevos do meu Pernambuco”, com referências à literatura de cordel e à xilogravura.

Problemas

A Jacarezinho ultrapassou o tempo máximo permitido e encerrou a apresentação com 57 minutos, dois a mais do que o regulamento estabelece, o que resultou na perda de 0,2 ponto já na abertura da apuração.

A agremiação ainda foi penalizada em 0,6 ponto por problemas nas fantasias das baianas. Dirigentes atribuíram os prejuízos aos dois incêndios enfrentados neste ano, um deles ocorrido no início do mês.

A Inocentes de Belford Roxo também apresentou falhas, como problemas de acabamento em parte das fantasias e espaçamento entre alas em determinados trechos do desfile, fatores que impactaram na avaliação final dos jurados.

Incêndio

A Unidos do Jacarezinho enfrentou dois incêndios. O primeiro, em outubro do ano passado, atingiu o barracão. O segundo, no início deste mês, destruiu fantasias de 12 alas. Segundo o presidente Mattheus Gonçalves, a agremiação perdeu cerca de dois terços do carnaval planejado.

Na concentração, o dirigente afirmou que a escola desfilaria mesmo sem “condições igualitárias”. Carros alegóricos chegaram ainda na madeira e receberam acabamento com cola e pedaços de pano minutos antes de entrar na Avenida.

Maricá vence

A União de Maricá sagrou-se a grande campeã da Série Ouro 2026, garantindo uma vaga inédita no Grupo Especial do Rio para o próximo ano.

A escola, que tem como patrono o prefeito Washington Quaquá (PT), confirmou o favoritismo durante a apuração realizada no Novotel, na Zona Portuária do Rio.

Com o enredo ‘Berenguendéns e Balagandãs’, a agremiação atingiu 259.4 pontos, superando as concorrentes após a avaliação de 36 jurados em nove quesitos.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading