Um em cada quatro brasileiros adultos está obeso, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (28). Os números revelam um cenário de alerta para a saúde pública: a taxa de obesidade no país mais que dobrou em quase duas décadas, saltando de 11,8% em 2006 para 25,7% em 2024.
Os dados foram apresentados durante o lançamento da nova estratégia nacional de promoção à saúde do Governo Federal, o Viva Mais Brasil, no Super Centro Carioca de Saúde, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A apresentação foi feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao lado do secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, profissionais e outras autoridades da área.
O levantamento do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostra que o excesso de peso já atinge a maioria da população: 62,6% dos brasileiros estão acima do peso ideal, contra 42,6% registrados no início da série histórica, em 2006.
Explosão de doenças crônicas
Os números refletem no diagnóstico de doenças crônicas. Segundo o Vigitel, os casos de diabetes em adultos mais que dobraram no intervalo analisado, passando de 5,5% para 12,9%. A hipertensão arterial seguiu a mesma tendência de alta, subindo de 22,6% para 29,7%.
Apesar do avanço do excesso de peso e da obesidade, o Vigitel identificou uma melhora na prática de atividade física pela população. Em 2009, 30,3% dos brasileiros realizavam pelo menos 150 minutos semanais de atividade física, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2024, esse percentual subiu para 42,3%, indicando um aumento no número de pessoas que adotaram a prática regular de exercícios físicos.
Pesquisa passa a analisar hábitos de sono
Pela primeira vez, o Vigitel incluiu a análise sobre o sono da população brasileira. Os dados mostram que mais brasileiros têm dormido menos. Segundo o levantamento, dois em cada 10 adultos relataram redução no tempo de sono em comparação com anos anteriores.
Desde 2006, o Vigitel monitora indicadores como peso corporal, prática de atividade física, alimentação e diagnóstico de doenças crônicas na população adulta.
Durante a apresentação dos dados, a pasta destacou que o monitoramento desses indicadores é fundamental para o planejamento de políticas públicas de prevenção. Nas redes sociais, o ministro Alexandre Padilha tem aproveitado para incentivar hábitos mais saudáveis. Pela manhã, antes do evento, ele chegou a publicar um vídeo correndo na orla e incentivando o cuidado com a saúde.
“Atividade física, boa alimentação e estar em dia com as vacinas: tudo isso faz a gente viver bem melhor e poder aproveitar nossa vida”, disse o ministro, que também aproveitou para anunciar o lançamento do governo.






Deixe um comentário