Tribunal de Justiça do Distrito Federal nega pedido de Bivar para invalidar eleição de Rueda para presidência do União Brasil

Nova direção nacional do União Brasil está prevista para assumir em junho; além de Rueda na presidência, ACM Neto será o vice-presidente e o senador Davi Alcolumbre (AP) será o secretário-geral

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) negou o pedido feito pelo deputado federal Luciano Bivar, ex-presidente do União Brasil, para suspender a eleição de seu sucessor, Antônio Rueda, para a liderança do partido. A decisão foi tomada pela juíza Jackeline Cordeiro de Oliveira, da 22ª Vara Cível de Brasília. Após a decisão desfavorável, Bivar decidiu desistir do processo.

Luciano Bivar, que fundou e presidiu o PSL, foi o primeiro presidente do União Brasil, partido criado em 2021 pela fusão do DEM com o PSL. Sentindo-se isolado pelos políticos oriundos do DEM, Bivar tentou manter-se no comando da legenda e contestou a eleição de Antônio Rueda, realizada em março.

No pedido judicial, Bivar alegou que o processo de sua destituição “violou disposições estatutárias” e que havia “impedimento dos membros da Comissão Executiva Nacional Instituidora” devido a “acirrada animosidade e manifesto interesse no resultado das representações”. A juíza, entretanto, não encontrou, “nesse exame prematuro e não exauriente da postulação, situação apta a caracterizar a aventada nulidade do ato convocatório”.

Sobre o alegado impedimento dos membros da Comissão Nacional Instituidora, a magistrada afirmou não ver “disposição estatutária que venha a amparar os argumentos autorais quanto à existência de hipóteses de suspeição e impedimento dos membros”.

Em declaração ao jornal, Bivar afirmou que, apesar de desistir deste processo, ele ainda pretende contestar a eleição do partido em outras frentes no Judiciário.

Segundo afirmou, seus advogados acreditam que o prazo de impugnação ainda está aberto, pois a “convenção” estaria “eivada de vícios insanáveis” e qualquer filiado poderia impugná-la enquanto persistirem tais ilegalidades, em uma ação mais específica.

Rueda levantou suspeitas de que sua casa de praia em Pernambuco e a de sua irmã, tesoureira do partido, poderiam ter sido incendiadas a mando de Bivar, um caso que está sendo investigado pela Polícia Federal. Em março, Bivar classificou o caso como uma “ilação”.

A nova direção nacional do União Brasil está prevista para assumir em junho. Além de Rueda na presidência, ACM Neto será o vice-presidente e o senador Davi Alcolumbre (AP) será o secretário-geral. Rueda, que era vice-presidente na gestão de Bivar, assumiu a presidência do partido com o impedimento de Bivar, antecipando o prazo originalmente previsto para junho.

Com informações de O Globo.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading