Tabata Amaral bate recorde de visualizações nas redes sociais com estratégia de antagonizar Marçal

Estratégia traçada pela campanha tenta colocar Tabata como principal antagonista de Marçal e fazer com que ela não seja ignorada pelos adversários no pleito

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) bateu recorde de visualizações em suas redes sociais com os vídeos que publicou elevando o tom contra Pablo Marçal(PRTB), um de seus adversários na disputa pela prefeitura de São Paulo, informa a colunista Bela Megale, do jornal O GLOBO.

Segundo o marqueteiro da campanha, Pedro Simões, Tabata atingiu, até a noite de segunda-feira, em todas as suas redes, mais de 20 milhões de visualizações com as duas últimas gravações que fez sobre o influencer.

— Consideramos que um vídeo com 200 mil a 500 mil visualizações é um material que deu certo, outro com 1 milhão de visualizações deu muito certo, isso só no Instagram. Cada um dos vídeos que gravamos desconstruindo esse adversário teve uma média de três milhões de visualizações, só nessa rede. É bastante acima da média dela — disse à coluna Pedro Simões.

Na sexta-feira e no domingo, a candidata publicou duas gravações em que aponta elo entre Pablo Marçal e membros do PCC, enfatiza sua condenação por envolvimento com uma quadrilha de fraude bancária e levanta suspeita sobre seu patrimônio.

Os números ajudam a consolidar a estratégia traçada pela campanha para tentar colocar Tabata como principal antagonista de Marçal e fazer com que ela não seja ignorada pelos adversários no pleito.

— Se a estratégia de Guilherme Boulos e Ricardo Nunes era tratar Tabata como coadjuvante, nossa estratégia é tratá-los como coadjuvantes nesse momento. Tem o personagem Pablo Marçal, que está chamando muita atenção, e o outro, que está o confrontando, que é Tabata. É uma espécie de contra-ataque. Não é por acaso que usamos a estética e as armas parecidas com as de Marçal — afirmou o marqueteiro.

Pedro Simões encampa a tese de que tentar caminhos institucionais ou seguir a cartilha do marketing político tradicional não vai funcionar para lidar com “extremistas”.

— O marketing tradicional diz que os vídeos de ataque não podem ter o candidato. Seria uma besteira não ter a Tabata nos vídeos que ela fez de sexta para cá — diz ele.

As gravações com os ataques a Marçal e o desafio para que ele vá ao próximo debate confrontá-la também têm a função de neutralizar a imagem de fragilidade que alguns adversários tentam colar em Tabata. A avaliação da campanha é que, com o confronto direto com o influencer, inclusive o associando a membros do crime organizado, a deputada consegue mostrar força e passar segurança ao eleitor.

A estratégia de colocar Tabata como principal antagonista de Marçal foi traçada no início da campanha, antes do debate da Band, realizado no dia 8 de agosto. O receio da equipe da candidata era que ela passasse em branco no programa, já que as regras permitiam apenas duas perguntas para cada participante. Tabata, então, explorou a condenação de Marçal na Justiça e, apesar de ter aparecido pouco no programa, protagonizou o momento que deixou o influencer mais incomodado.

— O confronto com Marçal já estava no radar e havia ocorrido algumas vezes na pré-campanha. No debate, fomos para o ataque, primeiramente com uma pergunta de proposta, que sabíamos que ele não conseguiria responder. Depois, tiramos os esqueletos dele do armário. Tabata acabou como um dos nomes mais buscados no Google nesse debate. Confrontar Marçal tem esse ganho político. Além de ser a coisa certa a se fazer, as duas figuras que estão na frente nas pesquisas, Boulos e Nunes, estão escolhendo não assumir esse papel — resumiu o marqueteiro de Tabata, Pedro Simões.

A estratégia de desconstruir Pablo Marçal adotada pela deputada passou a ser elogiada pelos bolsonaristas que integram a campanha de Ricardo Nunes. A leitura é que o prefeito deveria ter incorporado esse papel.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading