O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a prisão preventiva da influenciadora digital Deolane Bezerra, presa desde 21 de maio durante a Operação Vérnix, que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (1º) pelo ministro Ribeiro Dantas, que negou o pedido de liminar apresentado pela defesa.
Em análise preliminar, o ministro entendeu que a prisão preventiva está devidamente fundamentada diante dos indícios apontados pela investigação sobre a suposta participação de Deolane em organização criminosa e no crime de lavagem de dinheiro. O despacho tramita sob segredo de Justiça e seu conteúdo integral não foi divulgado.
A defesa da influenciadora sustentou que não estão presentes os requisitos para a manutenção da prisão, alegando ausência de contemporaneidade dos fatos, possibilidade de aplicação de medidas cautelares alternativas e direito à prisão domiciliar. Os argumentos, porém, foram rejeitados pelo STJ nesta fase do processo.
Prisão já havia sido mantida em outras instâncias
Esta não é a primeira derrota judicial da defesa de Deolane. Em 25 de junho, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) já havia negado um habeas corpus contra a prisão preventiva. Em maio, outro pedido liminar também foi rejeitado pelo tribunal paulista.
Além disso, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de prisão domiciliar por entender que não havia “manifesta ilegalidade” na decisão que determinou a custódia da influenciadora.
Operação Vérnix
Deolane foi presa em 21 de maio durante uma operação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo. A investigação apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro para beneficiar integrantes do PCC.
Segundo os investigadores, a influenciadora teria realizado movimentações financeiras consideradas expressivas e mantido ligação com integrantes da cúpula da facção criminosa.
No fim de junho, a Justiça recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público, tornando Deolane e Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como um dos líderes do PCC, réus pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Marcola cumpre pena na Penitenciária Federal de Brasília.
Defesa nega acusações
Deolane Bezerra nega envolvimento com qualquer organização criminosa. A influenciadora afirma que os valores investigados decorrem da atuação profissional como advogada e sustenta que recebeu R$ 24 mil por um serviço prestado a um cliente. Em manifestações públicas, ela também declarou confiar que “a Justiça vai ser feita”.
Atualmente, Deolane está presa na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, no interior de São Paulo.
Quem é Deolane Bezerra
Aos 38 anos, Deolane Bezerra é advogada, empresária e influenciadora digital, acumulando mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais. Ela ganhou projeção nacional após a morte do marido, o funkeiro MC Kevin, em maio de 2021, quando o artista caiu da varanda de um hotel no Rio de Janeiro.






Deixe um comentário